Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29638
Tipo: TCC
Título : Empreendedorismo social em instituições sem fins lucrativos: o caso de uma associação na cidade de Fortaleza-CE
Autor : Costa, Lucas Oliveira
Tutor: Arruda, Sérgio Chaves
Palabras clave : Empreendedorismo social;Associações sem fins lucrativos
Fecha de publicación : 2013
Citación : COSTA, Lucas Oliveira. Empreendedorismo social em instituições sem fins lucrativos: o caso de uma associação na cidade de Fortaleza/ CE. 2013. 85 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma o empreendedorismo social é percebido pelos membros de uma associação e específicos levantar os fatores que caracterizam o empreendedorismo social em uma associação e coletar as percepções dos membros de uma associação na cidade de Fortaleza/CE acerca das características do empreendedor social. A relevância dessa temática se deve ao fato de ser abordado o empreendedorismo social, onde as boas ideias dos empreendedores geram benefícios não somente a eles, principalmente à sociedade. Outro fator de relevância é a abordagem ao Terceiro Setor, que vem crescendo de forma impressionante nos últimos anos. O Referido estudo partiu dos pressupostos de que o empreendedorismo social se aplica a associações e que os membros de associações se percebem como empreendedores sociais. Utilizou-se como base para o referencial teórico, autores como Dornelas e Tenório e instituições como a Ashoka. A metodologia de pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, a tipologia da pesquisa quanto aos fins foi exploratória e descritiva, já quanto aos meios de investigação da pesquisa, ela é considerada documental, bibliográfica e um estudo de caso único. Os resultados obtidos apontam que os objetivos gerais e específicos da pesquisa foram cumpridos, confirmando totalmente os pressupostos estabelecidos. Em futuras pesquisas, indica-se a necessidade de aplicar o questionário em mais de uma instituição, haja vista que cada uma tem suas particularidades e os resultados obtidos podem ser aperfeiçoados a partir do confrontamento dos dados.
Abstract: This research has as main objective to analyze how social entrepreneurship is perceived by members of an association and raise the specific factors that characterize social entrepreneurship in a pool and collect the perceptions of members of an association in fortaleza/CE city of about characteristics of the social entrepreneur. The relevance of this issue is due to be addressed social entrepreneurship, where good ideas of entrepreneurs generate benefits not only to them, especially to society. Another relevant factor is the approach to the Third Sector, which has grown dramatically in recent years. The study started from the assumption that social entrepreneurship applies to associations and members of associations see themselves as social entrepreneurs. Was used as the basis for the theoretical framework as Dornelas authors and Tenorio and institutions such as Ashoka. The research methodology used a qualitative approach, the type of research as the purpose was exploratory and descriptive, since research on the means of the study, it is considered documentary , bibliographic , and a single case study . The results indicate that the general and specific objectives of the research were completed , fully confirming the established assumptions . In future research, we may indicate the need to administer the questionnaire in more than one institution, given that each has its peculiarities and the results can be improved from the confrontation of the data.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29638
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_locosta.pdf862,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.