Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29516
Type: TCC
Title: Modelagem e raciocínio sobre perfis discentes do curso de sistemas de informação da UFC campus Quixadá utilizando ontologias
Authors: Costa, Francisco Allan Flávio Vidal
Advisor: Oliveira, Paulo de Tarso Guerra
Keywords: Representação do conhecimento (Teoria da Informação);Ontologia;Estudantes-Perfil
Issue Date: 2017
Citation: COSTA, Francisco Allan Flávio Vidal. Modelagem e raciocínio sobre perfis discentes do curso de sistemas de informação da UFC campus Quixadá utilizando ontologias. 2017. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho, explorando a multiplicidade de atuação do egresso do curso de Sistemas de Informação, propõe uma metodologia para identificar o perfil de atuação de cada aluno. Para identificar estes perfis, este trabalho elabora uma representação do conhecimento do domínio acadêmico do curso de Sistemas de Informação. Esta representação do conhecimento é construída por meio de uma ontologia, que permite inferir sobre a base de conhecimento e obter novas informações. Com estas inferências é possível identificar os perfis de cada aluno. Após a identificação dos perfis dos alunos, foi elaborado um questionário para identificar os interesses de atuação dos alunos. Estes interesses são então comparados ao obtido na ontologia para verificar a precisão da ontologia. Por fim, este trabalho apresenta algumas discussões e possíveis aplicações futuras deste modelo.
Abstract: This work, exploring the multiplicity of role action of the egress of the Information Systems course, it proposes a methodology to identify student’s acting profiles. To identify these profiles, this work elaborates a knowledge representation of the academic domain of the Information Systems course. This knowledge representation was built using an ontology, which allow us to make inference on the knowledge base, obtain new informations. With these inferences it is possible to identify the profiles of the student. After identifying these profiles of the students, a questionnaire was applied to identify the interests of the students. These interests are compared to what was obtained by the ontology in order to verify its accuracy. Finally, this paper presents some discussions and possible applications of this model
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29516
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_fafvcosta.pdf652,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.