Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Paulo de Tarso Guerra-
dc.contributor.authorCosta, Francisco Allan Flávio Vidal-
dc.date.accessioned2018-02-08T17:25:54Z-
dc.date.available2018-02-08T17:25:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Francisco Allan Flávio Vidal. Modelagem e raciocínio sobre perfis discentes do curso de sistemas de informação da UFC campus Quixadá utilizando ontologias. 2017. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29516-
dc.description.abstractThis work, exploring the multiplicity of role action of the egress of the Information Systems course, it proposes a methodology to identify student’s acting profiles. To identify these profiles, this work elaborates a knowledge representation of the academic domain of the Information Systems course. This knowledge representation was built using an ontology, which allow us to make inference on the knowledge base, obtain new informations. With these inferences it is possible to identify the profiles of the student. After identifying these profiles of the students, a questionnaire was applied to identify the interests of the students. These interests are compared to what was obtained by the ontology in order to verify its accuracy. Finally, this paper presents some discussions and possible applications of this modelpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da Informação)pt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectEstudantes-Perfilpt_BR
dc.titleModelagem e raciocínio sobre perfis discentes do curso de sistemas de informação da UFC campus Quixadá utilizando ontologiaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho, explorando a multiplicidade de atuação do egresso do curso de Sistemas de Informação, propõe uma metodologia para identificar o perfil de atuação de cada aluno. Para identificar estes perfis, este trabalho elabora uma representação do conhecimento do domínio acadêmico do curso de Sistemas de Informação. Esta representação do conhecimento é construída por meio de uma ontologia, que permite inferir sobre a base de conhecimento e obter novas informações. Com estas inferências é possível identificar os perfis de cada aluno. Após a identificação dos perfis dos alunos, foi elaborado um questionário para identificar os interesses de atuação dos alunos. Estes interesses são então comparados ao obtido na ontologia para verificar a precisão da ontologia. Por fim, este trabalho apresenta algumas discussões e possíveis aplicações futuras deste modelo.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_fafvcosta.pdf652,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.