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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29270
Tipo: | TCC |
Título : | A iniciativa do primeiro Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional do Ceará: contribuições para a formação dos educadores e (trans)formação dos educandos |
Autor : | Pinheiro, Tágila de Souza |
Tutor: | Barbosa, Maria José |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos;Formação de Professores;Educação Prisional |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | Pinheiro, T. S.; Barbosa, M. J. (2013) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho busca discorrer sobre a implementação do Curso De Especialização Em Educação De Jovens E Adultos (Eja) Para Professores Do Sistema Prisional Do Ceará é um desdobramento de um programa maior, elaborado por um núcleo da Universidade Federal do Ceará, apoiado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS). Com a premissa de capacitar e formar profissionais para o atendimento educacional nesse sistema e para um grupo de egressos das Universidades públicas do estado, curso este o qual a autora deste texto, participou enquanto discente. A proposta desta redação monográfica é demonstrar de que forma esta iniciativa pioneira da Sejus e da UFC, sendo apenas a segunda em todo o Brasil a ofertar um curso de especialização na temática, se mostra extremamente fundamental no que tange capacitar profissionalmente diferentes pessoas para a(s) realidade(s) da Educação de Jovens e Adultos e as especificidades que a mesma encontra ao se desenvolver dentro dos institutos de reclusão penal. Para abordar de forma ampla as necessidades que levaram a criação e desenvolvimento deste curso, o trabalho subdivide-se nas seguintes partes: Introdução onde é justificado a importância desta investigação e qual significado da mesma na perspectiva da autora; Aspectos metodológicos, capítulo no qual são demonstradas quais as ferramentas foram utilizadas para execução do trabalho e de que forma ocorreu a dinâmica do curso de especialização; O terceiro capítulo que aborda um histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos e também trata da Educação Prisional fazendo uma contextualização do processo de surgimento das mesmas a nível nacional e dentro do estado do Ceará; O quarto e último capítulo aborda a importância da formação de professores para atuar na educação prisional e se utiliza do aporte teórico do mestre Paulo Freire, para tratar da educação de maneira mais humana e que leve em consideração o discente como centro das atenções e do desenvolvimento nas dinâmicas relações de ensino e aprendizagem. |
Descripción : | PINHEIRO, Tágila de Souza. A iniciativa do primeiro Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional do Ceará: contribuições para a formação dos educadores e (trans)formação dos educandos. 2013. 48f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29270 |
Aparece en las colecciones: | EEJAPSP - Monografias |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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