Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Tágila de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T11:23:24Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T11:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, T. S.; Barbosa, M. J. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29270 | - |
dc.description | PINHEIRO, Tágila de Souza. A iniciativa do primeiro Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional do Ceará: contribuições para a formação dos educadores e (trans)formação dos educandos. 2013. 48f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Prisional | pt_BR |
dc.title | A iniciativa do primeiro Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional do Ceará: contribuições para a formação dos educadores e (trans)formação dos educandos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho busca discorrer sobre a implementação do Curso De Especialização Em Educação De Jovens E Adultos (Eja) Para Professores Do Sistema Prisional Do Ceará é um desdobramento de um programa maior, elaborado por um núcleo da Universidade Federal do Ceará, apoiado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS). Com a premissa de capacitar e formar profissionais para o atendimento educacional nesse sistema e para um grupo de egressos das Universidades públicas do estado, curso este o qual a autora deste texto, participou enquanto discente. A proposta desta redação monográfica é demonstrar de que forma esta iniciativa pioneira da Sejus e da UFC, sendo apenas a segunda em todo o Brasil a ofertar um curso de especialização na temática, se mostra extremamente fundamental no que tange capacitar profissionalmente diferentes pessoas para a(s) realidade(s) da Educação de Jovens e Adultos e as especificidades que a mesma encontra ao se desenvolver dentro dos institutos de reclusão penal. Para abordar de forma ampla as necessidades que levaram a criação e desenvolvimento deste curso, o trabalho subdivide-se nas seguintes partes: Introdução onde é justificado a importância desta investigação e qual significado da mesma na perspectiva da autora; Aspectos metodológicos, capítulo no qual são demonstradas quais as ferramentas foram utilizadas para execução do trabalho e de que forma ocorreu a dinâmica do curso de especialização; O terceiro capítulo que aborda um histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos e também trata da Educação Prisional fazendo uma contextualização do processo de surgimento das mesmas a nível nacional e dentro do estado do Ceará; O quarto e último capítulo aborda a importância da formação de professores para atuar na educação prisional e se utiliza do aporte teórico do mestre Paulo Freire, para tratar da educação de maneira mais humana e que leve em consideração o discente como centro das atenções e do desenvolvimento nas dinâmicas relações de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_tspinheiro.pdf | 643,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.