Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2919
Tipo: Dissertação
Título : Reinações de Lobato nas Memórias de Emília: memorialismo, intertextualidade, ironia
Autor : Gomes, Eugênia Stela Ferreira
Tutor: Garcia, Celina Fontenele
Palabras clave : Literatura Brasileira;Memorialismo;Intertextualidade;Ironia;Monteiro Lobato;Literatura Infantil;Lobato,Monteiro,1882-1948.Memórias da Emília - Crítica e Interpretação;Lobato,Monteiro,1882-1948 - Personagens;Lobato,Monteiro,1882-1948 - Livros e Leitura;Ironia na Literatura;Memória Autobiográfica;Influência(Literária,Artística,etc.);Literatura Infanto-juvenil Brasileira - História e Crítica;Mémorie;Intertextualité;Ironie;Monteiro Lobato;Littérature Enfantine
Fecha de publicación : 2007
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : GOMES, Eugênia Stela Ferreira. Reinações de Lobato nas Memórias de Emília: memorialismo, intertextualidade, ironia. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2007.
Resumen en portugués brasileño: Análise do livro Memórias da Emília, de Monteiro Lobato, focalizando aspectos memorialísticos, intertextuais e irônicos. Na interpretação do processo de tessitura da escrita do eu, utiliza-se como suporte teórico básico os estudos de Philippe Lejeune acerca da escrita autobiográfica. Na perspectiva comparatista, tece-se um confronto entre a escrita memorialística da boneca de pano com a escrita não-ficcional lobatiana e sua literatura infantil, com ênfase em Reinações de Narizinho, e também em autores que fizeram parte da biblioteca de Lobato, para tanto se toma como fundamentação teórica os estudos de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e polifonia, e a intertextualidade de Julia Kristeva. Analisa-se ainda o processo textual em função das personagens tomando por base a pesquisa de Horácio Dídimo. Ao longo do texto, pondera-se que devia haver as reminiscências de Emília. No entanto o que houve foi a transformação da boneca no alter-ego do autor e a centralização da narrativa nas memórias lobatianas, menos sua vida pessoal do que suas leituras, seus escritos, suas convicções. Destarte questiona-se a posição em que se situa Memórias da Emília: se memórias, paródia ou uma narrativa que transcende a tudo isso, numa interpretação da tríade autor-texto-leitor, na percepção dos fios que entrelaçam essa estrutura textual não como uma estrutura pronta e acabada, mas como uma espécie de jogo enganoso da literatura, pleno de ironia e humor.
Resumen en francés: Ce mémoire de maîtrise est une analyse du livre Memórias da Emília de Monteiro Lobato, focalisant des aspects intertextuels, de Mémoires et ironiques. Dans l’interprétation du procédé de tessiture de l’écriture du Moi, on emploie comme appui de base les études de Philippe Lejeune sur l’écriture autobiographique. Dans la perspective comparative, on fait une confrontation entre l’écriture de remémoration de la poupée de chiffon avec l’écriture non-fiction lobatienne et sa littérature enfantine, mettant l’accent sur Reinações de Narizinho, et aussi sur les auteurs qui ont fait partie de la bibliothèque de Lobato. Pour ce faire on a pris comme fondement théorique les études de Mikhail Bakhtin sur dialogisme et polyphonie et sur l’intertextualité de Julia Kristeva. On analyse aussi le procédé textuel en fonction des personnages, ayant comme base la recherche de Horácio Dídimo. Le long du texte, on réfléchit sur ce qui devait y avoir: la remémoration de la poupée. Cependant ce que l’on trouve c’est la transformation de la poupée en alter ego de l’auteur et la concentration de la narration dans les Mémoires lobatiennes, moins sa vie personnelle que ses lectures, ses écrits, ses convictions. De cette façon, pour comprendre dans quelle position est située la remémoration de la poupée Emília: mémoires, parodie ou narration qui dépasse tout cela, on place le livre dans le contexte historique dans le lequel il a été écrit. On essaie aussi d’interpréter le groupe auteur-texte-lecteur, dans la perception des fils qui s’entremêlent, comme une sorte de jeu trompeur de la littérature, plein d’ironie et d’humour.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2919
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_DIS_ESFGOMESMES.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.