Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29029
Tipo: TCC
Título : Educação e ressocialização: uma análise do Instituto Penal Feminino Desemgargadora Auri Moura Costa, do município de Aquiraz - CE
Autor : Ribeiro, Thamyly Tavares
Tutor: Almeida, Ronaldo de Sousa
Palabras clave : Educação Prisional;Ressocialização;Educação de Jovens e Adultos;Escola Penitenciária;Prison Education;Ressocialization
Fecha de publicación : 2017
Citación : RIBEIRO, Thamyly Tavares. Educação e ressocialização: uma análise do Instituto Penal Feminino Desemgargadora Auri Moura Costa, do município de Aquiraz - CE. 2017. 66f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo analisar as expectativas das detentas com relação à Educação Prisional e suas contribuições para a ressocialização1 no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado na cidade de Aquiraz – CE. Segundo Carreira (2009) “A educação de analfabetos e jovens reclusos deve estar integrada no sistema educacional do país, para que depois da sua libertação possam continuar, sem dificuldades, a sua formação”, desta forma entende-se a Educação Prisional como aliada ao processo de ressocialização e reinserção social das pessoas em situação de privação de liberdade. Para além da descrição objetivou-se entender em que medida a escolarização oferecida se coaduna com as perspectivas e as necessidades individuais das mulheres em situação de privação de liberdade, que se encontram matriculadas na Escola Penitenciária do IPF. A pesquisa, de caráter qualitativo, se utilizou dos seguintes recursos metodológicos: entrevistas semiestruturadas; observações sistemáticas; conversas informais com funcionários, professores e detentas. Concluiu-se que as expectativas das detentas estão ligadas a possibilidades de melhorias no futuro a ser construído fora do ambiente prisional, onde visam melhores oportunidades no mercado de trabalho, chances de prover melhores condições aos seus dependentes, avançar sua escolaridade e coibir a reincidência dos delitos praticados.
Abstract: This study aims to analyze the expectations of female prisioners about the Prison Education and its contributions to the resocialization at the Auri Moura Costa Female Criminal Detention Institute, located in Aquiraz, Ceará State. According to Carreira (2009) "The education of illiterates and young prisoners must be integrated into the country's educational system, so that after their liberation they continue without difficulty their formation", this is understood as Prison Education as allied to process of social reintegration and reintegration of persons deprived of liberty. In addition to the description, the objective was to understand the extent to which the schooling offered is in line with the perspectives and individual needs of women deprived of liberty who are enrolled in the IPF Penitentiary School. The qualitative research used the following methodological resources: semi-structured interviews; systematic observations; informal conversations with officials, teachers and prisioners. It was concluded that prisoners' expectations are linked to possibilities for future improvements to be built outside the prison environment, where they seek better opportunities on the market, chances of providing better conditions for their dependents, advancing their schooling and curbing the recidivism of prisoners offenses committed.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29029
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_ttribeiro.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.