Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29024
Tipo: TCC
Título : Reflexões sobre o ensino de Geografia: pesquisa de campo na Escola Centro dos Retalhistas na cidade de Fortaleza/CE
Autor : Teles, Diélia Rodrigues
Tutor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palabras clave : Educação;Geografia;Ensino;Education;Geography
Fecha de publicación : 2017
Citación : TELES, Diélia Rodrigues.Reflexões sobre o ensino de Geografia: pesquisa de campo na Escola Centro dos Retalhistas na cidade de Fortaleza/CE. 2017. 30f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho reflete sobre o Ensino de Geografia em uma escola pública estadual situada em Fortaleza. Para tanto foram realizadas três visitas com o intuito de aprofundar mais nesta pesquisa. O presente trabalho se desenvolveu ao longo dos quatro últimos meses do ano de 2017. Fez-se necessário primeiramente conhecer a escola e o professor (José Pires) licenciado em Geografia. Em um segundo momento, visando conhecer as práticas pedagógicas do professor em classe, foi assistido uma aula de Geografia com a turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA. E por último foi entrevistado o professor licenciado em Geografia. Em uma pesquisa de caráter qualitativo; na entrevista, foram abordadas questões sobre a formação em licenciatura, a profissionalização, a visão sobre a escola e os desafios de uma sala de aula. Busca-se compreender dentro do contexto do ensino: Um breve histórico sobre a Geografia, uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s de Geografia e o histórico da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil. Na pesquisa serão utilizadas contribuições de autores como: Callai (1998), Beisiegel (2010) e Araújo (2012). Desse modo a pesquisa terá como intenção maior conhecer mais sobre o ensino da Geografia e outros aspectos que a compõe.
Abstract: This Work makes a reflection about the geography teaching in a public school situated in Fortaleza. To do such investigation three visits were realizaed with the intention to go deeper in this research. The Present work was developed in the last four months of the year 2017. First we got to know the school and its teacher (José Pires), which is gratuated in geography. Then we tried to understand the pedagogical methods of the same teacher and we watched a geography class. The last thing was a interview with the teacher, in a qualitative research. In the intervirew the teacher talked about his own formation, his profission and his visions about the school and the challenges in a classroom. So we try to understand: the geography historical, an analysis of the paramethers of the curriculum for geography in Brazil and the history of adults education. In this research, we use authros like Callai (1998), Beisiegel (2010) e Araújo (2012). Doing this way the investigation has as intention to know the geography teaching and some other aspects of it.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29024
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_ drteles.pdf681,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.