Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29023
Tipo: TCC
Título: A visão das crianças sobre os estagiários do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC
Autor(es): Barreto, Rosália Elizabete
Orientador: Soares, Cristina Façanha
Palavras-chave: Educação infantil;Estágio;Prática Pedagógica;Percepção da Criança;Estágio de Iniciação;Estágio Prático
Data do documento: 2017
Citação: BARRETO, Rosália Elizabete. A visão das crianças sobre os estagiários do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará . 2017. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: O presente trabalho objetiva conhecer a visão das crianças com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos estagiários do curso de pedagogia da UFC numa instituição de ensino. Desenvolve uma análise dos aspectos histórico, social e cultural, contextualizando a concepção de infância ao longo do tempo tendo como aporte teórico Ariés (2006), Cartaxo (2013) Del Priore (2010), Kramer (1995). Situa e analisa também as políticas públicas de atendimento à infância no Brasil, baseando-se em documentos oficiais (BRASIL, 1990, 1996, 1998, 2010; SILVA; FRANCISCHINI, 2012). Reflete acerca do estágio supervisionado considerando-o um momento privilegiado na formação inicial docente porque ressifignifica as práticas pedagógicas por meio da análise e problematização na realidade institucional na perspectiva de Almeida (2014), Lima (2001) e Pimenta (2008). Traz ainda a contribuição de estudiosos acerca das práticas pedagógicas lúdicas e sua aplicabilidade na educação infantil na perspectiva de Porto e Cruz (2002), Rau (2012), Santos, Costa e Martins (2015). A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Foi realizada com 17 (dezessete) crianças de duas turmas do infantil V de uma escola pública do Município de Fortaleza. Os resultados trazem a constatação de que há práticas lúdicas nas atividades propostas pelos estagiários, em ambas as turmas. Foi possível depreender ainda que as atividades descritas pelas crianças, na maioria das vezes, constavam na proposta pedagógica desenvolvida pelos estagiários para o período de intervenção na escola com as crianças. Com relação ao sentimento que as crianças nutriam pelos estagiários, os resultados indicaram que a maioria delas gosta da sua presença em sala.
Abstract: The present work aims to understand the children's view regarding the pedagogical practices developed during the university pedagogy course trainee in an elementary school. It discourses an analysis of the historical, social and cultural aspects, contextualizing the conception of childhood over time having as theoretical contribution Ariés (2006), Cartaxo (2013) Del Priore (2010), Kramer (1995). It establishes and also analyzes the public policies of child care in Brazil, based on official documents (BRASIL, 1990, 1996, 1998, 2010; SILVA; FRANCISCHINI., 2012). It makes a reflexion based on the supervised internship, considering it a privileged moment in the initial teacher training, because it assigns a new meaning for the pedagogical practices through the analysis and problematization in the institutional reality under the perspective of Almeida (2014), Lima (2001) and Pimenta (2008), 2008. It also brings the contribution of scholars about ludic pedagogical practices and their applicability in children's education from the perspective of Porto and Cruz (2002), Rau (2012), Santos, Costa and Martins (2015). The qualitative research was done through a case study and used the semi-structured interview, as a tool for data collection. It was carried out with 17 (seventeen) children of two classrooms of the infantile grade V of a public school of the Fortaleza Municipality. The results bring the findings that there are ludic practices in the activities proposed by the trainees for both classes. It was also possible to deduce that the activities described by the children, in most cases, were included in the pedagogical proposal developed by the trainees during the intervention in the school with the children. With regard to the feelings that the children had about the trainees, the results indicated that most of them said they liked their presence in the room.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29023
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_rebarreto.pdf871,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.