Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29017
Type: TCC
Title: A inclusão escolar e acessibilidade na Escola De Ensino Fundamental da Rede Municipal de Fortaleza
Authors: Silveira, Paula Gomes
Advisor: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Keywords: Educação Inclusiva;Educação Especial;Acessibilidade;Special Education;Accessibility
Issue Date: 2017
Citation: SILVEIRA, Paula Gomes. A inclusão escolar e acessibilidade na Escola De Ensino Fundamental Da Rede Municipal De Fortaleza. 2017. 63f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como interesse vivenciar como acontece a acessibilidade dentro de uma escola municipal de Fortaleza e a inclusão escolar de seus alunos. Sendo assim, a escolha deste objeto de estudo justifica-se por lidarmos com uma proposta de acessibilidade como inclusão para todos, em especial, para alunos que possuem deficiência. Pois, quando pensamos em acessibilidade na escola, os aspectos arquitetônicos e atitudinais são os primeiros a virem à nossa mente. No entanto, a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além. Envolvem também estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos frente à diversidade. Além disso, é importante identificar e refletir sobre as mudanças essenciais no espaço físico e comunicacional escolar, para que a relação ensino-aprendizagem aconteça de forma integral e satisfatória, sem que ocorram lacunas na aprendizagem dos alunos, inclusive das pessoas com deficiências, público-alvo da Educação Especial. Por isso, a presente pesquisa defende a hipótese de que uma escola com estrutura física adequada para receber alunos com deficiência e com professores formados com uma concepção inclusiva torna o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo. Logo, o objetivo geral foi analisar como acontece a acessibilidade física e comunicacional de forma a influenciar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Fortaleza. Neste sentido, para subsidiar o objeto de investigação proposto neste trabalho, buscaram-se referências nos estudos já consolidados das autoras (VIEIRA, 2010), (CARVALHO, 2013) e (MANTOAN, 2006), já que as mesmas são estudiosas e pesquisadoras da Educação Inclusiva e da Educação Especial em nosso país. Foi usada como metodologia a qualitativa, onde através de documentos, observações e entrevistas, foi possível compreender a realidade na qual a escola e a comunidade escolar estão inseridas. Os resultados apontaram que a escola locus deste trabalho é bem engajada no quesito inclusão e tanto os funcionários quanto os alunos e seus pais apoiam as diferenças e as aceitam. Entretanto, conclui-se que, mesmo possuindo uma atitude positiva em relação ao tema, faltam-lhe ainda algumas condições físicas, arquitetônicas e pedagógicas para que tal realidade passe de fato a existir.
Abstract: This work has as interest to experience how accessibility happens within a municipal school in Fortaleza and the school inclusion of its students. Therefore, the choice of this object of study is justified because we deal with a proposal of accessibility as inclusion for all, especially for students with disabilities. Though, when we think of accessibility in school, the architectural and attitudinal aspects are the first ones to come to our minds. However, the condition that guarantees unimpeded access to environments, materials, services and information for anyone goes much further. They also involve communication strategies and even the way we deal with diversity. In addition, it is important to identify and reflect on the essential changes in the physical and communicational space of the school, so that the teaching-learning relationship happens comprehensively and satisfactorily, with no gaps in the learning of students, including people with disabilities, target of Special Education. Therefore, the present research supports the hypothesis that a school with adequate physical structure to receive students with disabilities and with teachers formed with an inclusive conception makes the teaching and learning process more effective. Therefore, the general objective was to analyze how physical and communicational accessibility happens in order to influence the teaching and learning process of the target public students of Special Education in a school of the municipal network of Fortaleza. In this sense, in order to subsidize the research object proposed in this study, references were sought in the already consolidated studies of the authors (VIEIRA, 2010), (CARVALHO, 2013) and (MANTOAN, 2006), since they are scholars and researchers of Inclusive and Special Education in our country. It was used as a qualitative methodology, where through documents, observations and interviews, it was possible to understand the reality in which the school and the school community are inserted. The results pointed out that the locus school of this work is well engaged in inclusion, and both employees and students and their parents support differences and accept them. However, it is concluded that, even having a positive attitude towards the subject, it still lacks some physical, architectural and pedagogical conditions for this reality to actually exist.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29017
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_pgsilveira.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.