Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29010
Type: TCC
Title: O educador como profissional reflexivo: um olhar sobre a docência na Escola Municipal Jonathan Da Rocha Alcoforado – Fortaleza/Ceará
Authors: Lima, Amanda Pereira
Advisor: Almeida, Ronaldo de Sousa
Keywords: Professor reflexivo;Formação docente;Paradigmas;Reflexão;Reflective Professor;Teacher Training
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, Amanda Pereira.O educador como profissional reflexivo: um olhar sobre a docência na Escola Municipal Jonathan Da Rocha Alcoforado – Fortaleza/Ceará. 2017. 52f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho teve como objetivo conhecer a visão de professores que trabalham na Escola Municipal Jonathan da Rocha Alcoforado, localizada na cidade de Fortaleza – CE, sobre a perspectiva do educador como profissional reflexivo e o significado da docência para si, tendo com base um olhar da sua própria prática. É importante acentuar que nas últimas décadas tem ocorrido discursões acerca da formação docente frente aos novos paradigmas que emergem na sociedade, exigindo novas posturas dos educadores em formação e dos que já exercem a função docente. Diante disso, há o anseio de contribuir para melhorar os índices educacionais, ao mesmo tempo em que se busca minimizar problemáticas que assombram o sistema de ensino como, por exemplo: a repetência e evasão, as dificuldades de aprendizagem, o fracasso escolar, além da necessidade de se buscar uma inclusão qualificada no sistema de ensino. A partir desta perspectiva de resignificar a prática e a identidade docente, estudiosos, tais como Pimenta e Ghedin (2002), Facci (2004), apontam que a reflexão deve ser um elemento essencial para a prática dos professores, pois lançará bases para uma nova postura dos profissionais da educação, contemplando uma formação crítica-reflexiva para com a realidade do sistema de ensino, consequentemente, da sociedade (FONTANA, et al, 2013). Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois adentra nas histórias de vida e profissional de professores a fim de alcançar os objetivos propostos nessa investigação. Os recursos metodológicos utilizados para a construção dos dados foram: entrevistas semiestruturadas e conversas informais com os (as) professores (as). Conclui-se que os professores, participantes deste estudo, acreditam que a prática reflexiva é essencial para o fazer docente, uma vez que pode desencadear novas posturas que vislumbrarão novos horizontes, no intuito de avaliar e analisar o que foi pensado, as ações realizadas e os ajustes necessários, assim teorizando a própria prática. Palavras-chave: Professor reflexivo. Formação docente.
Abstract: This work aimed to know the vision of teachers working at the Jonathan da Rocha Alcoforado Municipal School, located in the city of Fortaleza - CE, on the perspective of the educator as a reflective professional and the meaning of teaching for himself, based on a their own practice. It is important to emphasize that in the last decades there have been discourses about teacher education in the face of the new paradigms that emerge in society, demanding new postures of educators in training and those who already perform the teaching function. In view of this, there is the desire to contribute to improving educational levels, while at the same time seeking to minimize problems that haunt the education system, such as repetition and avoidance, learning difficulties, school failure, and need to seek a qualified inclusion in the education system. From this perspective, teachers, such as Pimenta and Ghedin (2002), Facci (2004), point out that reflection must be an essential element for teachers' practice, as it will lay the foundations for a new (FONTANA, et al, 2013). In this paper we present the results of the study of teachers' In this sense, the research is characterized as qualitative, as it enters the life and professional histories of teachers in order to reach the objectives proposed in this research. The methodological resources used to construct the data were: semi-structured interviews and informal conversations with the teachers. It is concluded that the teachers, participants in this study, believe that reflexive practice is essential to make the teacher, since it can trigger new postures that will glimpse new horizons, in order to evaluate and analyze what was thought, the actions taken and the necessary adjustments, thus theorizing the practice itself. Keywords:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29010
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_aplima.pdf702,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.