Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28845
Tipo: TCC
Título : Ensino de BIM na disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) por meio das Metodologias Ativas
Título en inglés: Teaching BIM in the course Modelagem da Informação e da Construção (MIC) with Actives Learning Methods
Autor : Santos, Delis Vieira dos
Tutor: Alencar, Cely Martins Santos de
Palabras clave : BIM;Metodologias Ativas;Engenharia Civil
Fecha de publicación : 2017
Citación : SANTOS, D. V. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Com a Revolução Industrial, a divisão do trabalho influenciou o ensino que, para fornecer profissionais especializados, tornou-se fragmentado em cursos e disciplinas. Na construção civil, isso provoca um distanciamento entre os diversos especialistas, mesmo que trabalhem no mesmo projeto. O BIM surgiu com o intuito de integrar esses profissionais para otimizar os empreendimentos. Logo, a universidade tem o papel de adaptar-se e oferecer o conhecimento segundo essa filosofia. Por isso, o objetivo deste estudo é propor uma metodologia pedagógica para a disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. Os conceitos utilizados abordam temas como o BIM e alguns softwares de aplicação, as competências de um profissional, as Metodologias Ativas e a experiência com uma disciplina BIM nos Estados Unidos. Realizou-se um levantamento sobre o ensino do BIM em Fortaleza e, em seguida, discutiu-se a metodologia inovadora mais coerente para a MIC, bem como referências bibliográficas e manual para as aulas práticas. Sugeriu-se a implantação da Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, Estudo de Casos e Instrução pelos Colegas, uso de material didático simples e conciso, elaboração de um manual próprio sobre o Revit® e Naviswork® e indicou-se outras disciplinas que podem implantar o BIM. O estudo propõe uma abordagem dinâmica sobre o BIM e constante renovação da MIC.
Abstract: With Industrial Revolution, the division of labor influenced teaching as in order to provide skilled professionals, became fragmented into courses and disciplines. In civil construction, this causes a segregation among the various specialists, even if they work on the same project. BIM was created with the intention of integrating these professionals to optimize the projects. Therefore, the university has the role of adapting itself and offering knowledge according to this philosophy. Therefore, the objective of this study is to propose a pedagogical methodology to the Building Information Modeling course from the Civil Engineering school at Universidade Federal do Ceará. The concepts covered topics such as BIM and some application softwares, the skills of a professional, the Active Learning Methods and the experience with a BIM course in the United States. A survey was carried out on the teaching of BIM in Fortaleza, and then the most coherent innovative methodology for the course was discussed, as well as bibliographical references and a manual for the practical lessons. The suggestions involved the implementation of Project Based Learning, Flipped Classroom, Case Studies and Peer Instruction, use of simple and concise material, elaboration of a specific manual about Revit® and Naviswork®, and other disciplines that can apply BIM. The study proposes a dynamic approach to BIM and constant renovation of the course.
Descripción : SANTOS, Delis Vieira dos. Ensino de BIM na disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) por meio das Metodologias Ativas. 2017. 95 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)–Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28845
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_dvdossantos.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.