Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28797
Type: TCC
Title: Os limites à responsabilidade civil do prático à luz do direito brasileiro e do direito comparado
Authors: Santiago, Andréa Sales
Advisor: Temóteo, Wagneriana Lima
Keywords: Responsabilidade (Direito);Direito comparado;Direito marítimo
Issue Date: 2008
Citation: SANTIAGO, Andréa Sales. Os limites à responsabilidade civil do prático à luz do direito brasileiro e do direito comparado. 2008. 69 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: O mar é um dos principais meios utilizados para a prática do comércio internacional. Navegar é uma ciência antiga, mas melhorou constantemente e é de grande importância para o desenvolvimento econômico do nosso país. Sempre foi uma atividade de grandes riscos. O acidente no mar pode atingir os mais diversos bens legais: vida humana, propriedade, meio ambiente. . Assim, o principal objetivo da Autoridade Marítima: é preservar a segurança da navegação. A partir disso, o piloto, que aconselha o comandante do navio, ajudando-o na manobras de entrada e saída de portos e vias navegáveis, e manobras no estágio, unberthing, âncora e assim por diante. Como uma pessoa importante para a segurança da navegação, é analisado a sua posição em relação ao capitão do navio, o operador comercial do navio e outros, estabelecendo limites de responsabilidade para eventos e acidentes no mar.
Abstract: The sea is one of the principal means used for the practice of international trade. Navigating is an ancient science, but constantly improved and is of great importance for the economic development of our country. It has always been an activity of great risks. An accident at sea can reach the most diverse legal goods: human life, property, environment and so on. Thus, the main purpose of Maritime Authority: is to preserve the safety of navigation. From this comes the pilot, which advises the commander of the vessel, helping him on the maneuvers of entry and exit of ports and waterways, and on-stage maneuvers, unberthing, anchor and so on. As an important person for the safety of navigation, it is analyzed his position in relation to the ship's captain, the commercial operator of the vessel and others, establishing the limits of responsibility for events and accidents at sea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28797
Appears in Collections:DIREITO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tcc_assantiago.pdf477,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.