Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28700
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação da assistência estudantil em relação ao reconhecimento das diversidades no Campus Agrícola de Umirim/CE |
Autor : | Brandão, Lorena de Menezes |
Tutor: | Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite |
Palabras clave : | Avaliação;Assistência estudantil;Diversidade de gênero;Étnico-racial e sexual;Evaluation;Student assistance;Gender;Ethnic-racial and sexual diversity |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | BRANDÃO, Lorena de Menezes. Avaliação da assistência estudantil em relação ao reconhecimento das diversidades no Campus Agrícola de Umirim/CE. 2017. 196f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo tem como proposta avaliar a Assistência Estudantil e as diversidades de gênero, étnico-racial e sexual no campus agrícola de Umirim/CE no enfrentamento às formas associadas de desigualdades e de exclusão. A assistência estudantil configura-se como uma política social inserida na política de educação superior e profissional, em que definimos a sua análise em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Para efeito desse estudo problematizamos as contradições inerentes ao processo de reordenamento do capital cujos interesses dos organismos financeiros mundiais orientam os Estados dos países periféricos, com recorte para o Brasil, cujas reformas educacionais visam atender as demandas do capital internacionalizado, repercutindo na reorganização dos mercados e nas dramáticas desigualdades expressas nas relações sociais. A partir desse contexto buscamos desvelar as possibilidades da assistência estudantil na construção de uma sociedade mais equânime para os diferentes segmentos da sociedade inseridos na política de educação. A pesquisa realizada é de natureza quanti-quali, pautada no método da avaliação em profundidade (RODRIGUES 2008, 2011, 2017) que considera como dimensões de análise o conteúdo da política; a análise do contexto em que foi formulada; a sua trajetória institucional e o seu espectro temporal e territorial. A pesquisa bibliográfica e documental primou pela interação da discussão teórica dos autores e as categorias de análise, com os documentos e normativas sobre o tema, acrescido dos dados coletados com a pesquisa de campo. Destacamos como as principais conclusões dessa avaliação a necessidade de superação da visão de uma assistência estudantil pautada na “bolsificação” e na assistencialização das demandas estudantis, ampliando sua atuação para outras dimensões da vida dos sujeitos. É preciso fortalecer o entendimento de que a assistência estudantil é uma política educacional, com o importante papel de contribuir com os processos formativos dos (as) jovens, potencializando o seu desenvolvimento humano, cultural, social e político. Nesse sentido, ela se insere diretamente nas expressões das desigualdades sociais, materiais e simbólicas, exigindo respostas qualificadas, as quais precisam estar articuladas e integradas a outras políticas sociais, assim como aos demais segmentos institucionais no espaço onde ela é operacionalizada. |
Abstract: | The present study aims to evaluate the Student Assistance and the diversity of gender, ethnic-racial and sexual in the agricultural campus of Umirim/CE in facing the associated forms of inequality and exclusion. Student assistance is defined as a social policy inserted in the policy of higher and professional education, in which we define its analysis in a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE. For the purpose of this study, we problematize the contradictions inherent in the process of capital reorganization whose interests of the world financial organisms orient the states of the peripheral countries, with a cut for Brazil, whose educational reforms aim to meet the demands of internationalized capital, repercussions on the reorganization of markets and in the dramatic inequalities expressed in social relations. From this context we seek to unveil the possibilities of student assistance in building a more equitable society for the different segments of society inserted in education policy. The research carried out is of quanti-quali nature, based on the methodology of the in-depth evaluation (RODRIGUES 2008, 2011, 2017) which considers as analysis dimensions the content of the policy; the analysis of the context in which it was formulated; its institutional trajectory and its temporal and territorial spectrum. Bibliographic and documentary research was based on the interaction of the theoretical discussion of the authors and the categories of analysis, with the documents and norms on the subject, plus the data collected with the field research. We highlight as the main conclusions of this evaluation the need to overcome the vision of an student assistance based on the "bolsification" and assistance of student demands, expanding its performance to other dimensions of the subjects' lives. It is necessary to strengthen the understanding that student assistance is an educational policy, with the important role of contributing to the formative processes of young people, enhancing their human, cultural, social and political development. In this sense, it is inserted directly into the expressions of social, material and symbolic inequalities, demanding qualified responses, which need to be articulated and integrated with other social policies, as well as with other institutional segments in the space where it is operationalized. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28700 |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_lmbrandão.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.