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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2856
Type: | Dissertação |
Title: | A cultura cívica na educação cearense (1963-1973): na tapeçaria da história, entre o “Livro da Professora” e os festejos à pátria e ao progresso |
Authors: | Melo, Francisco Egberto de |
Advisor: | Toledo, Edilene Teresinha |
Keywords: | Educação e Estado;Política e Educação - Ceará;Ensino de História e Ditadura Militar - Ceará;Educação moral e cívica - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) - 1963-1973;História - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) - 1963-1973;Ciências Sociais - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) - 1963-1973;Educação e estado - Brasil - 1963-1973;Educação e estado - Ceará - 1963-1973 |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | MELO, Francisco Egberto de. A cultura cívica na educação cearense (1963-1973): na tapeçaria da história, entre o “Livro da Professora” e os festejos à pátria e ao progresso. 2006. 209f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa, recorrendo a jornais, livros didáticos, legislação e documentação escolar, acervo do governador Virgílio Távora e discursos do Presidente Médici, analisa dois projetos educacionais para as escolas cearenses, o ‘Livro da Professora”, de 1963, e o currículo escolar de 1º. grau, de 1973, observando as diversas contradições políticas, pedagógicas e sobre a concepção do ensino de História que envolvia esses projetos. O ‘Livro da Professora’ foi elaborado numa época de intensos debates políticos e educacionais e expressa uma contradição entre o governador coronel Virgílio Távora, interessado em um plano de governo de modernização conservadora para o Estado do Ceará, e seus elaboradores do projeto educacional, influenciados por práticas de educação popular inspiradas na pedagogia freireana, em Piaget e no solidarismo cristão. O golpe de 1964 abortou o ‘Livro da Professora’ e seus elaboradores foram perseguidos, enquanto teve início a elaboração de um projeto educacional baseado na Ideologia da Segurança Nacional e do desenvolvimento. No Ceará, somente no governo de César Cals, foi elaborado um novo currículo sob a influência da Educação Moral e Cívica e dos Estudos Sociais impostos pela Lei 5692/71 e das festividades de comemoração do Sesquicentenário da Independência. Apesar das imposições curriculares e das festas e rituais cívicos realizados, dentro e fora das escolas, a cultura escolar constantemente conflitava com o imposto. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2856 |
Appears in Collections: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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