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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Toledo, Edilene Teresinha | - |
dc.contributor.author | Melo, Francisco Egberto de | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-25T13:49:11Z | - |
dc.date.available | 2012-06-25T13:49:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Francisco Egberto de. A cultura cívica na educação cearense (1963-1973): na tapeçaria da história, entre o “Livro da Professora” e os festejos à pátria e ao progresso. 2006. 209f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2856 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Política e Educação - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História e Ditadura Militar - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Educação moral e cívica - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) - 1963-1973 | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) - 1963-1973 | pt_BR |
dc.subject | Ciências Sociais - Estudo e ensino - Fortaleza(CE) - 1963-1973 | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado - Brasil - 1963-1973 | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado - Ceará - 1963-1973 | pt_BR |
dc.title | A cultura cívica na educação cearense (1963-1973): na tapeçaria da história, entre o “Livro da Professora” e os festejos à pátria e ao progresso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa, recorrendo a jornais, livros didáticos, legislação e documentação escolar, acervo do governador Virgílio Távora e discursos do Presidente Médici, analisa dois projetos educacionais para as escolas cearenses, o ‘Livro da Professora”, de 1963, e o currículo escolar de 1º. grau, de 1973, observando as diversas contradições políticas, pedagógicas e sobre a concepção do ensino de História que envolvia esses projetos. O ‘Livro da Professora’ foi elaborado numa época de intensos debates políticos e educacionais e expressa uma contradição entre o governador coronel Virgílio Távora, interessado em um plano de governo de modernização conservadora para o Estado do Ceará, e seus elaboradores do projeto educacional, influenciados por práticas de educação popular inspiradas na pedagogia freireana, em Piaget e no solidarismo cristão. O golpe de 1964 abortou o ‘Livro da Professora’ e seus elaboradores foram perseguidos, enquanto teve início a elaboração de um projeto educacional baseado na Ideologia da Segurança Nacional e do desenvolvimento. No Ceará, somente no governo de César Cals, foi elaborado um novo currículo sob a influência da Educação Moral e Cívica e dos Estudos Sociais impostos pela Lei 5692/71 e das festividades de comemoração do Sesquicentenário da Independência. Apesar das imposições curriculares e das festas e rituais cívicos realizados, dentro e fora das escolas, a cultura escolar constantemente conflitava com o imposto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_Dis_FEMelo.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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