Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
Título en inglés: School Literacy: power relations, authority and identities
Autor : Semechechem, Jakeline Aparecida
Jung, Neiva Maria
Palabras clave : Letramentos;Eventos de letramento;Identidades;Literacies
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : Semechechem, J. A.; Jung, N. M. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo, partindo da perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 2014), temos como objetivo reconhecer organizações da fala-em-interação, a fim de discutir procedimentos, papéis sociais e identidades coconstruídas em eventos de letramentos escolares. Analisamos duas atividades de leitura, uma em aula de língua espanhola e outra em aula de língua portuguesa de um colégio público do Paraná. Os dados mostram organizações de fala-em-interação institucional em que as professoras controlam o sistema de tomada de turnos e apresentam instruções sobre como lidar com o texto naquele aqui e agora, e os alunos ratificam esses procedimentos, embora alguns apresentem também ações de resistência. Em termos de resultados, identificamos que ainda temos muito presente em nossas escolas uma pedagogização do letramento, em que regras para o engajamento dos participantes como professor e como alunos são continuamente afirmadas e reforçadas dentro de práticas que supostamente têm a ver apenas com usar o letramento e falar dele, confirmando desse modo relações de hierarquia, autoridade e controle por meio dessas práticas letradas (STREET, 2014).
Abstract: In this article, starting from the Theoretical background of the New Literacy Studies (STREET, 1984, 1993, 2014), we aim to recognize talk-in-interaction organizations in order to discuss procedures, social roles and identities co-constructed in school literacy events. We analyzed two reading activities, one in a Spanish language class and one in a Portuguese language class at a public school in Paraná. The data show institutional talk-in-interaction organizations, where teachers control the turntaking system and provide instructions about how the students to deal with the text in the here and now, and students ratify these procedures, although some also resistance. In terms of results, we identify that we still have a strong pedagogization of literacy in our schools, where rules for engaging participants as teachers and students are continually affirmed and reinforced within practices that don’t have relation with only use of literacy and the way to speak of it, thereby confirming relations of hierarchy, authority, and control through these literacy practices (STREET, STREET, 2014).
Descripción : SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida; JUNG, Neiva Maria. Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 478-503, jan./jun. 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509
ISSN : 2237-6321 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_jasemechechemnmjung.pdf232,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.