Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSemechechem, Jakeline Aparecida-
dc.contributor.authorJung, Neiva Maria-
dc.date.accessioned2017-12-14T18:13:16Z-
dc.date.available2017-12-14T18:13:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSemechechem, J. A.; Jung, N. M. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509-
dc.descriptionSEMECHECHEM, Jakeline Aparecida; JUNG, Neiva Maria. Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 478-503, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, starting from the Theoretical background of the New Literacy Studies (STREET, 1984, 1993, 2014), we aim to recognize talk-in-interaction organizations in order to discuss procedures, social roles and identities co-constructed in school literacy events. We analyzed two reading activities, one in a Spanish language class and one in a Portuguese language class at a public school in Paraná. The data show institutional talk-in-interaction organizations, where teachers control the turntaking system and provide instructions about how the students to deal with the text in the here and now, and students ratify these procedures, although some also resistance. In terms of results, we identify that we still have a strong pedagogization of literacy in our schools, where rules for engaging participants as teachers and students are continually affirmed and reinforced within practices that don’t have relation with only use of literacy and the way to speak of it, thereby confirming relations of hierarchy, authority, and control through these literacy practices (STREET, STREET, 2014).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectEventos de letramentopt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.titleLetramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, partindo da perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 2014), temos como objetivo reconhecer organizações da fala-em-interação, a fim de discutir procedimentos, papéis sociais e identidades coconstruídas em eventos de letramentos escolares. Analisamos duas atividades de leitura, uma em aula de língua espanhola e outra em aula de língua portuguesa de um colégio público do Paraná. Os dados mostram organizações de fala-em-interação institucional em que as professoras controlam o sistema de tomada de turnos e apresentam instruções sobre como lidar com o texto naquele aqui e agora, e os alunos ratificam esses procedimentos, embora alguns apresentem também ações de resistência. Em termos de resultados, identificamos que ainda temos muito presente em nossas escolas uma pedagogização do letramento, em que regras para o engajamento dos participantes como professor e como alunos são continuamente afirmadas e reforçadas dentro de práticas que supostamente têm a ver apenas com usar o letramento e falar dele, confirmando desse modo relações de hierarquia, autoridade e controle por meio dessas práticas letradas (STREET, 2014).pt_BR
dc.title.enSchool Literacy: power relations, authority and identitiespt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jasemechechemnmjung.pdf232,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.