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Type: TCC
Title: A obesidade infantil e o marketing: uma análise sobre a restrição da publicidade de alimentos de baixo teor nutricional destinada ao público infantil
Authors: Carvalho, Lívia Azevedo de
Advisor: Feitosa, Gustavo Raposo Pereira
Keywords: Distúrbios da nutrição em crianças;Publicidade;Defesa do consumidor
Issue Date: 2014
Citation: CARVALHO, Lívia Azevedo de. A obesidade infantil e o marketing: uma análise sobre a restrição da publicidade de alimentos de baixo teor nutricional destinada ao público infantil. 2014. 80 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O marketing, através da utilização de técnicas persuasivas, busca chamar a atenção das pessoas sobre um determinado bem ou serviço. Na sociedade atual, este representa um importante instrumento que impulsiona o consumo. No entanto, por não apresentarem um senso crítico mais desenvolvido e por não compreenderem o propósito comercial da publicidade, as crianças são facilmente atraídas quando expostas aos anúncios. Ciente dessa situação, o mercado tem se aproveitado da condição vulnerável desse público, ao criar um universo divertido e lúdico em torno dos produtos anunciados, através de técnicas persuasivas que utilizam uma linguagem e uma imagem que pertencem ao ambiente infantil. No entanto, muitos estudos apontam que a publicidade de alimentos industrializados ricos em açúcar, gordura e/ou sal contribui negativamente no comportamento alimentar da criança, tornando-a, por conseguinte, um dos fatores responsáveis pelo crescimento dos índices de obesidade infantil. Diante dessas questões, há um crescente debate, em todo o mundo, sobre a necessidade de se restringir essa comunicação comercial com as crianças. Com base no texto constitucional brasileiro, o presente trabalho busca legitimar a regulamentação estatal do mercado publicitário de alimentos destinados às crianças como uma medida de concretização dos direitos fundamentais inerentes à infância e à adolescência. Deve-se destacar que é necessária ainda a participação conjunta do Estado, da sociedade e da família para que se crie um ambiente favorável às escolhas saudáveis pelas crianças.
Abstract: Marketing, through the use of persuasive techniques, seeks to draw the attention of  people about a particular good or service. In today's society, it represents a  important instrument that drives consumption. However, because they do not  developed sense and because they do not understand the commercial purpose of the  Advertising, children are easily attracted when exposed to advertisements. Aware of this  situation, the market has taken advantage of the vulnerable condition of this public, by creating a  fun and playful universe around the products announced, through persuasive techniques  who use a language and an image that belong to the children's environment. However,  many studies point out that the advertising of industrialized foods rich in sugar,  fat and / or salt contributes negatively to the child's eating behavior, making it,  therefore, one of the factors responsible for the growth of obesity rates  child. In the face of these issues, there is a growing debate around the  need to restrict this commercial communication with children. Based on text  Brazilian Constitution, the present work seeks to legitimize state regulation of the  marketing of food for children as a measure of  fundamental rights inherent to childhood and adolescence. It should be noted that  participation of the State, society and the family in order to create  an environment conducive to healthy choices for children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27644
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