Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27180
Tipo: Artigo de Evento
Título: Brasil em imaginação: livros, impressos e leituras infantis (1890-1915)
Autor(es): Leão, Andréa Borges
Palavras-chave: Mercado editorial;Literatura infantil
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Citação: LEÃO, Andréa Borges. Brasil em imaginação: livros, impressos e leituras infantis (1890-1915). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: INTERCOM, 2003.
Resumo: Proponho a análise da gênese do mercado editorial brasileiro a partir da escrita, edição e leitura dos livros infantis. O foco da discussão serão as relações sociais no meio que fabricava e vendia os livros e impressos destinados às crianças na conjuntura intelectual de inícios do século XX, e que marcam um período de construção dos textos de imaginação literária. Os homens de letras e de ciências pautavam suas ações no projeto mental de “inventar” uma nação e, assim, apostaram na nacionalização dos objetos culturais, entre eles os livros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27180
ISSN: 2175-5701
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_eve_ableão.pdf179,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.