Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27049
Type: | Dissertação |
Title: | Uma metodologia para educação superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa |
Title in English: | A methodology for higher education based on blended learning and active learning |
Authors: | Osmundo, Maria Lidiana Ferreira |
Advisor: | Castro Filho, José Aires de |
Keywords: | Tecnologia Educacional - Ceará;Ensino Presencial - Ceará;Processo de Ensino-Aprendizagem - Ceará;Blended learning;Active learning |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Osmundo, M. L. F.; Castro Filho, J. A. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino de Hidrologia baseada nos conceitos de ensino híbrido e de aprendizagem ativa com o uso de videoaulas. A disciplina de Hidrologia pertence aos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará. Para isso, a pesquisa busca identificar, na perspectiva do professor, os conceitos de ensino híbrido, sala de aula invertida, e de aprendizagem ativa presentes nas aulas da disciplina de Hidrologia, bem como avaliar, na perspectiva dos alunos, a proposta metodológica adotada pelo professor. O estudo também investiga o papel das tecnologias e das mídias digitais para o desenvolvimento da metodologia aplicada. No que se refere aos instrumentos de coleta, foram utilizados questionários on-line, entrevistas, observações das aulas e diário de campo. Nos procedimentos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego do estudo de caso. Para análise dos dados, foram utilizados elementos da teoria de Strauss e Corbin (2008). Os resultados estão apresentados em três categorias: 1) Prática docente baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa; 2) Avaliação discente sobre a metodologia aplicada; e 3) A influência da tecnologia e das mídias digitais na disciplina. Os resultados indicam que a metodologia aplicada pelo docente em Hidrologia carrega elementos do ensino híbrido e da aprendizagem ativa, o que favoreceu a satisfação do professor e a motivação e o engajamento dos alunos com os conteúdos curriculares, elevando o nível das discussões em sala e das avaliações na disciplina. Ademais, foi observado que esta ação provocou em outros docentes e em outras instituições o interesse pelas teorias que permeiam a proposta empregada em Hidrologia. A pesquisa se diferencia dos demais estudos ao relacionar a utilização de vídeo com um contexto de educação presencial no ensino superior para favorecer o entendimento sobre tendências de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação. Com isso, percebe-se as potencialidades do uso de materiais audiovisuais e confirma-se que esta utilização pode auxiliar o professor em sua estratégia de ensino e proporcionar aos alunos uma variedade de atividades que favorecem o aprendizado. |
Description: | OSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira Uma metodologia para a educação superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa. 2017. 96f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza(CE), 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27049 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_dlfosmundo.pdf | 992,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.