Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27027
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise da metodologia do Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC, utilizada na disciplina de Educação a Distância do Curso de Pedagogia |
Autor(es): | Matos, Fernanda Cíntia Costa |
Orientador: | Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
Palavras-chave: | Educação à distância;Metodologia;História da EaD;Distance education |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MATOS, Fernanda Cíntia Costa. Uma análise da metodologia do Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC, utilizada na disciplina de Educação a Distância do Curso de Pedagogia. 2013. 59f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar a contribuição da abordagem metodológica da disciplina de educação à distância do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC) para o desenvolvimento do aprendizado discente. A disciplina faz parte da matriz curricular de disciplinas obrigatórias da Faculdade de Educação/UFC. Sua metodologia conta com quase 100% de aulas à distância, assistida por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Como objetivo principal, procuro identificar pontos positivos e negativos que essa metodologia pode contribuir para a formação dos alunos que cursam a disciplina. Como metodologia foi realizada questionário com perguntas qualitativas e quantitativas com os alunos da disciplina, dos quais obtivemos 20 questionários, o que significa quase 50% da turma. A partir dessas análises, podemos perceber que os alunos reconhecem que a metodologia utilizada é sim favorável para o desenvolvimento de suas aprendizagens, e percebem ser um ponto positivo para a formação profissional. Porém, através dos relatos percebe-se que boa parte dos alunos, ainda têm dificuldades de utilizarem as TIC em uma perspectiva didático-pedagógica. |
Abstract: | This study aims to analyze the contribution of the methodological approach of the discipline of distance education of pedagogy, Faculty of education (FACED/UFC) for the development of student learning. The discipline is part of the curriculum of mandatory courses of the Faculty of education/UFC. His methodology has almost 100% of the distance classes, assisted by information and communication technologies (ICTs). As main objective, seeking to identify positive and negative points that this methodology can contribute to the formation of the students who attend the course. As methodology was carried out qualitative and quantitative questions survey with students of the discipline, of which we obtained 20 questionnaires, which means nearly 50% of the class. From these analyses, we can realize that students recognize that the methodology used is rather favorable for the development of their learning, and turns out to be a positive point for vocational training. However, through the reports that most of the students, they still have difficulties to use ICT in a didactic-pedagogical perspective. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27027 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_fccmatos.pdf | 883,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.