Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26948
Type: | TCC |
Title: | O perfil do administrador na era da informação: o papel da disciplina Sistemas de Informação na percepção do discente do Curso de Administração |
Authors: | Ferreira, André Luís Rodrigues |
Advisor: | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa |
Keywords: | Profissões - Desenvolvimento;Administração - Estudo e ensino (Superior);Sistemas de Informação - Disciplina |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | FERREIRA, André Luís Rodrigues. O perfil do administrador na era da informação: o papel da disciplina Sistemas de Informação na percepção do discente do Curso de Administração. 2014. 62 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente monografia, composta por cinco seções, procura mostrar o perfil do administrador na era da informação, relacionando-a com a importância da disciplina da área de sistemas de informação na percepção pelos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Tem como fundamentação teórica a contextualização das mudanças provocadas pela era da informação na área de Administração. Além disso, faz uma explanação de como é utilizado o sistema de informação, evidenciando qual a finalidade do seu emprego para os negócios das organizações, objetivando-se respaldar a importância do aprendizado de tal aspecto para a formação profissional dos discentes. Através de uma pesquisa aplicada aos estudantes de Administração da UFC, os dados foram coletados por meio de um questionário contendo questões fechadas. O tratamento destes dados foi feito através de planilha eletrônica, o qual gerou tabelas e gráficos. Foi apurado que os alunos têm consciência da indispensabilidade das disciplinas de sistemas de informações nas suas formações e nas empresas em que trabalham. Mostrou-se também que os discentes consideram satisfatórios seus rendimentos frente ao uso das tecnologias, porém desejam ampliar seus conhecimentos na utilização de tais ferramentas, pois as empresas exigem que eles tenham domínio no uso de programas computacionais em processos seletivos. Por meio destes resultados, ficou constatado que os discentes estão mais perceptíveis à importância dos conteúdos ministrados nas disciplinas de tecnologias e sistemas de informações para as suas formações acadêmicas. |
Abstract: | This monograph consists of five sections, seeks to show the administrator profile in the information age, linking it to the importance of discipline in the area of information systems in perception of students of administration of Federal University of Ceara. It`s theoretic basis of contextualization was caused by changes in the information area of administration. Moreover, makes an explanation of how the information system is used, showing what the purpose of their use for the business of organizations, aiming to support the importance of this aspects of learning for the vocational training of students. Through applied research students of directors of UFC, data were collected through a questionnaire containing closed questions. Treatment of these data was done through the electronic spreadsheet, which generated tables and graphs. Was determined that students have awareness of the unavailability of the disciplines of information systems in their formations and the companies they work. Proved also that students consider satisfying their income towards the use of technology, however wish to broaden their knowledge in the utilization of such tools as companies require them to have dominion in the use of computer programs in selection processes. Using these results, it was found that students are more perceptible to the importance of the contents mixed in the disciplines of technology and information systems for their academic backgrounds. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26948 |
Appears in Collections: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_alrferreira.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.