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Tipo: Resumo
Título: Ecodesign como diferencial competitivo: estudo de uma empresa nordestina de manufatura de joias.
Autor(es): Silva, Arthur Breno da
Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Palavras-chave: Ecodesign;Diferencial Competitivo;Economia Criativa
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, A.B.; FERRAZ, S.F.S. (2016)
Resumo: A década de 1990 constitui marco no design mundial por associar o conceito dominante às premissas da reestruturação produtiva sustentável e à aceleração do ciclo de vida de produtos na esteira das inovações tecnológicas e mercadológicas da época, fazendo emergir a noção de design sustentável ou ecodesign. O ecodesign corresponde ao desenvolvimento de produtos que, além das características tradicionais de eficiência, qualidade, funcionalidade, estética, custo e ergonomia, inclui atributos ambientais com a redução de impactos. Aos requisitos ambientais, agregou-se o fator sócio-cultural relacionado com as matérias primas, temáticas e elementos simbólicos da tradição e da cultura locais. O mercado de joias vem ganhando expressão no Brasil, não apenas pela variedade de matérias primas naturais, mas também pela diversidade das expressões e culturas regionais, que se mostram associadas com a variedade dos padrões estéticos que diferenciam a produção brasileira, no âmbito do que denominamos economia criativa. A premissa deste estudo é que a variedade material e simbólica constitui um diferencial competitivo na produção de joias, no bojo de tendência internacional de valorização de padrões estéticos não tradicionais. Propõe analisar o ecodesign como diferencial competitivo em uma organização produtora de joias do sertão cearense que baseia a sua produção em matérias primas e motivos locais, com sustentabilidade econômica e ambiental. Na perspectiva metodológica desenvolver-se-á um estudo de natureza qualitativa, do tipo analítica, a partir de um estudo de caso na empresa Ceará Designer, integrante do polo joalheiro de Quixeramobim CE. A empresa foi fundada em 2002 na Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece) e conta com apoio do SEBRAE e entidades governamentais, com exportação de seus produtos . A coleta de dados acontecerá por meio de dados secundários sobre o desempenho da empresa e de entrevista semi diretiva com os dirigentes da empresa.
Descrição: SILVA, Arthur Breno da; FERRAZ, Serafim Firmo de Souza. Ecodesign como diferencial competitivo: estudo de uma empresa nordestina de manufatura de joias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26867
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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