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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Arthur Breno da-
dc.contributor.authorFerraz, Serafim Firmo de Souza-
dc.date.accessioned2017-10-26T12:22:14Z-
dc.date.available2017-10-26T12:22:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, A.B.; FERRAZ, S.F.S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26867-
dc.descriptionSILVA, Arthur Breno da; FERRAZ, Serafim Firmo de Souza. Ecodesign como diferencial competitivo: estudo de uma empresa nordestina de manufatura de joias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcodesignpt_BR
dc.subjectDiferencial Competitivopt_BR
dc.subjectEconomia Criativapt_BR
dc.titleEcodesign como diferencial competitivo: estudo de uma empresa nordestina de manufatura de joias.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA década de 1990 constitui marco no design mundial por associar o conceito dominante às premissas da reestruturação produtiva sustentável e à aceleração do ciclo de vida de produtos na esteira das inovações tecnológicas e mercadológicas da época, fazendo emergir a noção de design sustentável ou ecodesign. O ecodesign corresponde ao desenvolvimento de produtos que, além das características tradicionais de eficiência, qualidade, funcionalidade, estética, custo e ergonomia, inclui atributos ambientais com a redução de impactos. Aos requisitos ambientais, agregou-se o fator sócio-cultural relacionado com as matérias primas, temáticas e elementos simbólicos da tradição e da cultura locais. O mercado de joias vem ganhando expressão no Brasil, não apenas pela variedade de matérias primas naturais, mas também pela diversidade das expressões e culturas regionais, que se mostram associadas com a variedade dos padrões estéticos que diferenciam a produção brasileira, no âmbito do que denominamos economia criativa. A premissa deste estudo é que a variedade material e simbólica constitui um diferencial competitivo na produção de joias, no bojo de tendência internacional de valorização de padrões estéticos não tradicionais. Propõe analisar o ecodesign como diferencial competitivo em uma organização produtora de joias do sertão cearense que baseia a sua produção em matérias primas e motivos locais, com sustentabilidade econômica e ambiental. Na perspectiva metodológica desenvolver-se-á um estudo de natureza qualitativa, do tipo analítica, a partir de um estudo de caso na empresa Ceará Designer, integrante do polo joalheiro de Quixeramobim CE. A empresa foi fundada em 2002 na Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece) e conta com apoio do SEBRAE e entidades governamentais, com exportação de seus produtos . A coleta de dados acontecerá por meio de dados secundários sobre o desempenho da empresa e de entrevista semi diretiva com os dirigentes da empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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