Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26836
Tipo: TCC
Título : A influência exercida pela gestão da qualidade sobre a motivação dos trabalhadores
Autor : Felix, Antônio Carlos da Silva
Tutor: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palabras clave : Gestão da qualidade;Motivação no trabalho;Desempenho
Fecha de publicación : 2015
Citación : FELIX, Antônio Carlos da Silva. A influência exercida pela gestão da qualidade sobre a motivação dos trabalhadores. 2015. 57 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo demonstra os resultados da análise da influência exercida pela Gestão da Qualidade sobre a Motivação dos Funcionários. O objetivo deste trabalho é identificar uma correlação entre a qualidade e a motivação, e analisar como essas variáveis afetam o desempenho dos trabalhadores. Os objetivos específicos buscaram demonstrar os principais benefícios da qualidade para a organização, os comportamentos afetados pela gestão da qualidade, as dificuldades de se trabalhar com qualidade, as ferramentas de qualidade mais impactantes na organização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva qualitativa e quantitativa com 60 pessoas, que trabalham ou já trabalharam em organizações que adotam o sistema de gestão da qualidade. Os resultados obtidos mostram que a gestão da qualidade exerce forte influência sobre a motivação dos trabalhadores, além de impactar em outros aspectos do desempenho. Mesmo nas empresas que não valorizam muito o sistema de qualidade ou que ainda estão em processo de desenvolvimento, as pessoas entendem que o trabalho exercido com qualidade gera muitos benefícios tanto aos clientes externos quanto aos clientes internos.
Abstract: This study shows the results of influence exercised by quality management over the employee’s motivation. This work’s goal it`s identify a correlation between quality and motivation, and analyze how this variables affects the employee’s performance. The specifics goals searched show the mains quality benefits for the organizations, the behaviors affected by the quality management, the difficulties from work with quality, and the quality tools with most impact in the organization. The methodology used was a quantitative and qualitative descriptive research with sixty peoples, that works or worked in organizations with quality management system. The results gets show that management quality exercised a strong influence over the people’s motivation, besides impact other aspects of performance. Even in the companies that don’t valorizes too much the quality management system or still in development process, people understand that the job exercised with quality provides a lot of benefits for the outside customers and internal customers.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26836
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_acsfelix.pdf494,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.