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Tipo: TCC
Título : Cultura organizacional em uma IFES: um estudo sob a perspectiva do corpo docente
Autor : Silva, Marcos Roberto Barros da
Tutor: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palabras clave : Cultura organizacional;Universidades e faculdades públicas - Organização e administração
Fecha de publicación : 2015
Citación : SILVA, Marcos Roberto Barros da. Cultura organizacional em uma IFES: um estudo sob a perspectiva do corpo docente. 2015. 73 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste trabalho foi investigar a cultura organizacional da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), à luz do modelo teórico de Hofstede, tomando-se como parâmetro o corpo docente da instituição. Para tanto, a cultura foi dividida em dimensões, chamadas de distância hierárquica; individualismo versus coletivismo; masculinidade versus feminilidade; e controle da incerteza. A metodologia do estudo teórico empírico foi realizada com uma pesquisa descritiva pelo método quantitativo, no qual um questionário foi respondido pelo corpo docente da Instituição, com a análise dos dados feita por cálculos estatísticos e fórmulas elaboradas pelo autor. Os resultados de cada dimensão da cultura organizacional da FEAAC foram analisados, bem como foi feita a comparação com os resultados da mesma pesquisa de Hofstede em 1973, em diversas filiais de uma multinacional, incluindo a do Brasil, mostrando as diferenças e semelhanças das culturas de uma multinacional e de uma Instituição pública federal brasileira, sendo mais uma fonte de dados para o conhecimento da organização.
Abstract: The purpose of this research was to identify the type of the organizational culture of the Faculdade de Economia, Admnistraçāo, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Federal University of Ceará (UFC). This has been done based on the theoretical model of Hofstede, setting up as a parameter the faculty of the institution. In order to to provide this information, the culture was divided into dimensions, called hierarchy distance; individualism versus collectivism; masculinity vs. femininity; and uncertain control. The empirical theoretical methodology of the study was performed with a descriptive research by a quantitative method, in which a questionnaire was answered by the institution faculty, with the data analysis done by statistical calculations and formulas created by the author. Upon examination of each dimension result of FEAAC organizational culture, a comparison was made with the results of the Hofstede same research in 1973, in several branches of a multinational, including a Brazilian branch, it shows the culture differences and similarities of a multinational and a Brazilian federal public institution, what has turned into an additional data source for the organization background.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26823
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