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Tipo: TCC
Título : Treinamento vivencial ao ar livre e aprendizagem em uma organização da construção civil
Autor : Mota, Iraildo Gomes
Tutor: Arruda, Sérgio Chaves
Palabras clave : Aprendizagem organizacional;Educação e desenvolvimento
Fecha de publicación : 2015
Citación : MOTA, Iraildo Gomes. Treinamento vivencial ao ar livre e aprendizagem em uma organização da construção civil. 2015. 72 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumen en portugués brasileño: As constantes mudanças desencadeadas pela instabilidade do cenário mundial exigiram das organizações uma nova configuração de seus modelos gerenciais como alternativa aos modelos tradicionais. Diante desse contexto, o conhecimento passou a ser fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Um dos grandes desafios das áreas de gestão de pessoas é promover treinamentos em que os participantes possam obter o maior grau de aproveitamento; de modo a desenvolver habilidades, atitudes e internalizar conceitos em menor tempo possível. Por tal razão, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a eficácia dos treinamentos vivenciais ao ar livre em uma organização da construção civil na cidade de Fortaleza/CE. Este estudo partiu das seguintes hipóteses: H1: As atividades desenvolvidas nos treinamentos vivenciais ao ar livre contribuem para a aprendizagem organizacional dos colaboradores que participam dessa modalidade de treinamento; e H2: Os treinamentos vivenciais ao ar livre atuam como uma ferramenta facilitadora na aprendizagem dos colaboradores. A base teórica deste estudo é o ciclo de aprendizagem vivencial definido por Kolb (1978). Foi utilizada a metodologia quantitativa de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado com perguntas de múltipla escolha, todas fechadas, disponibilizado na forma impressa e entregue diretamente aos entrevistados. Os resultados confirmaram as hipóteses H1 e H2. O estudo indica que os treinamentos vivenciais ao ar livre contribuem para a aprendizagem organizacional.
Abstract: The constant changes triggered by the instability of the world stage organizations demanded a new configuration of its management models as an alternative to traditional models. In this context, knowledge has become critical to the survival and growth of companies. One of the great challenges of people management areas is to promote training in which participants can obtain the highest level of performance; in order to develop skills, attitudes and internalize concepts in the shortest possible time. For this reason, this research has the overall objective to verify the effectiveness of experiential training outdoors on a construction organization in Fortaleza / CE. This study was the following hypotheses: H1: The activities developed in experiential training outdoors contribute to organizational learning of employees who participate in this training mode; and H2: The outdoor experiential training act as a facilitating tool in learning of employees. The theoretical basis for this study is the experiential learning cycle defined by Kolb (1978). Quantitative methodology of exploratory, descriptive and explanatory character was used. Data were collected through a structured questionnaire with multiple choice questions, all closed, available in printed form and delivered directly to respondents. The results confirmed the hypothesis H1 and H2. The study indicates that the outdoor experiential training contribute to organizational learning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26812
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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