Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780
Type: | Resumo |
Title: | Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos |
Authors: | Santos, Thiago Costa dos Lima, José Alexsandro Guimarães Toma, Raul Shiso |
Keywords: | Mapeamento.;Realidade do Campo.;Pedologia. |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SANTOS, Thiago Costa dos; LIMA, José Alexsandro Guimarães; TOMA, Raul Shiso. Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Alunos do curso de Agronomia e Zootecnia matriculados na disciplina de Levantamento e Classificação dos solos tiveram como trabalho final a elaboração de mapa de solos de uma região no Ceará. O objetivo foi construir um mapa de solos como atividade prática, usando os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, onde foi possível sentir a dificuldade e buscar trazer a realidade desta atividade para os estudantes, sendo a um custo menor, dispensando visitas a campo, coleta e análises de amostras e agregando conhecimento ao corpo discente, através da realização de uma atividade prática. Os dados morfológicos e físicos – químicos para a simulação do levantamento foram retirados do Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos na mesorregião Sul Cearence na escala de 1:100.000, também foram utilizadas imagens orbitais, mapas planialtimétricos e litológicos para realização do trabalho. O trabalho foi avaliado para compor parte da nota dos alunos. Ao final da atividade foi aplicado questionário contendo 7 perguntas, para que os discentes pudessem avaliar a atividade, e sugerir algumas mudanças para enriquecimento das atividades em semestres posteriores. Foi usado o excel para organizar as respostas dos alunos e gerar os gráficos do tipo coluna para facilitar a visualização dos dados. Os gráficos indicaram que 94 % da turma fez a atividade; 66,7 % disseram que esta facilitou o aprendizado do conteúdo da disciplina; 80,4 % acharam que a atividade foi importante para aproximar o aluno da noção de uma prática. De modo geral a atividade foi bem aceita, pois, 94,1 % do corpo discente da disciplina, que respondeu ao questionário, achou que este tipo de atividade deve permanecer e ser aplicada nos próximos semestres, contudo, deve ser dado tempo maior de realização da mesma e que esta seja apresentada ao corpo discente no início do semestre letivo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tcsantos.pdf | 50,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.