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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thiago Costa dos-
dc.contributor.authorLima, José Alexsandro Guimarães-
dc.contributor.authorToma, Raul Shiso-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:44:14Z-
dc.date.available2017-10-23T19:44:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago Costa dos; LIMA, José Alexsandro Guimarães; TOMA, Raul Shiso. Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapeamento.pt_BR
dc.subjectRealidade do Campo.pt_BR
dc.subjectPedologia.pt_BR
dc.titleTrabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlunos do curso de Agronomia e Zootecnia matriculados na disciplina de Levantamento e Classificação dos solos tiveram como trabalho final a elaboração de mapa de solos de uma região no Ceará. O objetivo foi construir um mapa de solos como atividade prática, usando os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, onde foi possível sentir a dificuldade e buscar trazer a realidade desta atividade para os estudantes, sendo a um custo menor, dispensando visitas a campo, coleta e análises de amostras e agregando conhecimento ao corpo discente, através da realização de uma atividade prática. Os dados morfológicos e físicos – químicos para a simulação do levantamento foram retirados do Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos na mesorregião Sul Cearence na escala de 1:100.000, também foram utilizadas imagens orbitais, mapas planialtimétricos e litológicos para realização do trabalho. O trabalho foi avaliado para compor parte da nota dos alunos. Ao final da atividade foi aplicado questionário contendo 7 perguntas, para que os discentes pudessem avaliar a atividade, e sugerir algumas mudanças para enriquecimento das atividades em semestres posteriores. Foi usado o excel para organizar as respostas dos alunos e gerar os gráficos do tipo coluna para facilitar a visualização dos dados. Os gráficos indicaram que 94 % da turma fez a atividade; 66,7 % disseram que esta facilitou o aprendizado do conteúdo da disciplina; 80,4 % acharam que a atividade foi importante para aproximar o aluno da noção de uma prática. De modo geral a atividade foi bem aceita, pois, 94,1 % do corpo discente da disciplina, que respondeu ao questionário, achou que este tipo de atividade deve permanecer e ser aplicada nos próximos semestres, contudo, deve ser dado tempo maior de realização da mesma e que esta seja apresentada ao corpo discente no início do semestre letivo.pt_BR
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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