Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776
Type: Resumo
Title: Metodologias ativas na docência no ensino superior
Authors: Girão, Marina Serejo
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Keywords: Mediação;Psicologia Historico Cultural;Docência
Issue Date: 2016
Citation: GIRÃO, Marina Serejo; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Metodologias ativas na docência no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: Trata-se aqui da experiência no estágio em docência realizado na disciplina Psicologia Histórico Cultural, optativa para o curso de graduação em Psicologia da UFC. Sendo ofertada uma vez ao ano, esta disciplina tem como proposta aprofundar conhecimentos a respeito da psicologia histórico cultural, tendo como base a teoria de Vygotsky e de teóricos posteriores. Uma das principais características da disciplina é sua abertura para a participação dos discentes tanto na construção do programa quanto na realização das aulas. Pautando-se na própria teorização de Vygotsky a respeito de desenvolvimento, utiliza-se o processo de mediação como meio de ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP –, de modo a proporcionar aos alunos uma experiência ativa na disciplina. Desde a primeira aula, propõe-se aos alunos matriculados a escolha de um aspecto relevante da teoria para ser amplamente explorado. No semestre 2016.1 o elemento elegido foi o conceito de mediação de Vygotsky. Assim, buscando coerência com a proposta teórica, foi estabelecido um programa no qual as aulas fossem alternadas entre os alunos, o professor regente e os estagiários de docência, na forma de seminários dialogados, de modo que todos pudessem dar sua contribuição para a construção do conhecimento. Além das próprias aulas, buscou-se também no processo avaliativo dar ênfase à mediação, estipulando-se avaliações nas quais a interação entre os alunos fosse levada em consideração para a ampliação do conhecimento. Conclui-se que a experiência na disciplina foi de bastante riqueza para a ampliação da prática docente, uma vez que possibilitou amplificar o olhar quanto ao uso de metodologias ativas no ensino superior. Além disso, pôde-se proporcionar aos alunos da graduação uma prática diferenciada de protagonismo em sala de aula, bem como uma aplicação prática da teoria estudada na disciplina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_msgirao.pdf49,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.