Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Girão, Marina Serejo | - |
dc.contributor.author | Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T19:31:45Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T19:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GIRÃO, Marina Serejo; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Metodologias ativas na docência no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Historico Cultural | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas na docência no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata-se aqui da experiência no estágio em docência realizado na disciplina Psicologia Histórico Cultural, optativa para o curso de graduação em Psicologia da UFC. Sendo ofertada uma vez ao ano, esta disciplina tem como proposta aprofundar conhecimentos a respeito da psicologia histórico cultural, tendo como base a teoria de Vygotsky e de teóricos posteriores. Uma das principais características da disciplina é sua abertura para a participação dos discentes tanto na construção do programa quanto na realização das aulas. Pautando-se na própria teorização de Vygotsky a respeito de desenvolvimento, utiliza-se o processo de mediação como meio de ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP –, de modo a proporcionar aos alunos uma experiência ativa na disciplina. Desde a primeira aula, propõe-se aos alunos matriculados a escolha de um aspecto relevante da teoria para ser amplamente explorado. No semestre 2016.1 o elemento elegido foi o conceito de mediação de Vygotsky. Assim, buscando coerência com a proposta teórica, foi estabelecido um programa no qual as aulas fossem alternadas entre os alunos, o professor regente e os estagiários de docência, na forma de seminários dialogados, de modo que todos pudessem dar sua contribuição para a construção do conhecimento. Além das próprias aulas, buscou-se também no processo avaliativo dar ênfase à mediação, estipulando-se avaliações nas quais a interação entre os alunos fosse levada em consideração para a ampliação do conhecimento. Conclui-se que a experiência na disciplina foi de bastante riqueza para a ampliação da prática docente, uma vez que possibilitou amplificar o olhar quanto ao uso de metodologias ativas no ensino superior. Além disso, pôde-se proporcionar aos alunos da graduação uma prática diferenciada de protagonismo em sala de aula, bem como uma aplicação prática da teoria estudada na disciplina. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_msgirao.pdf | 49,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.