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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGirão, Marina Serejo-
dc.contributor.authorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:31:45Z-
dc.date.available2017-10-23T19:31:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGIRÃO, Marina Serejo; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Metodologias ativas na docência no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia Historico Culturalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleMetodologias ativas na docência no ensino superiorpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se aqui da experiência no estágio em docência realizado na disciplina Psicologia Histórico Cultural, optativa para o curso de graduação em Psicologia da UFC. Sendo ofertada uma vez ao ano, esta disciplina tem como proposta aprofundar conhecimentos a respeito da psicologia histórico cultural, tendo como base a teoria de Vygotsky e de teóricos posteriores. Uma das principais características da disciplina é sua abertura para a participação dos discentes tanto na construção do programa quanto na realização das aulas. Pautando-se na própria teorização de Vygotsky a respeito de desenvolvimento, utiliza-se o processo de mediação como meio de ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP –, de modo a proporcionar aos alunos uma experiência ativa na disciplina. Desde a primeira aula, propõe-se aos alunos matriculados a escolha de um aspecto relevante da teoria para ser amplamente explorado. No semestre 2016.1 o elemento elegido foi o conceito de mediação de Vygotsky. Assim, buscando coerência com a proposta teórica, foi estabelecido um programa no qual as aulas fossem alternadas entre os alunos, o professor regente e os estagiários de docência, na forma de seminários dialogados, de modo que todos pudessem dar sua contribuição para a construção do conhecimento. Além das próprias aulas, buscou-se também no processo avaliativo dar ênfase à mediação, estipulando-se avaliações nas quais a interação entre os alunos fosse levada em consideração para a ampliação do conhecimento. Conclui-se que a experiência na disciplina foi de bastante riqueza para a ampliação da prática docente, uma vez que possibilitou amplificar o olhar quanto ao uso de metodologias ativas no ensino superior. Além disso, pôde-se proporcionar aos alunos da graduação uma prática diferenciada de protagonismo em sala de aula, bem como uma aplicação prática da teoria estudada na disciplina.pt_BR
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