Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26774
Tipo: | Resumo |
Título : | História e jornais: reflexões teórico-metodológicas na prática docente. |
Autor : | Silva, Manuelle Araújo da Furtado Filho, João Ernani |
Palabras clave : | História e Jornais.;Teoria e Metodologia.;Prática Docente. |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SILVA, M. A; FILHO, J. E. F; (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Considerando-se que a pesquisa de mestrado, atualmente em desenvolvimento, investiga a questão educacional no Ceará dos anos 1940, sobretudo a partir do que circulava nos jornais do período; a atividade de Iniciação à Docência viabilizou-se através da construção de um minicurso de teor teórico-metodológico acerca das possibilidades e desafios do uso de jornais no ofício do historiador. Portanto, a partir da premissa de que cada tipologia de fonte histórica utilizada exige um tipo de abordagem diferenciada; acredita-se que as reflexões sobre a maneira com que as fontes são utilizadas nas pesquisas históricas não devem constar apenas separadamente, em alguma seção da pesquisa, mas compor as reflexões do historiador durante todo o processo de gestar e narrar a investigação por ele empreendida. A atividade em questão foi realizada no XV Encontro Estadual de História do Ceará, promovido e organizado pela Associação Nacional de História - Seção Ceará (ANPUH - CE), no primeiro semestre de 2016 e congregou, em média, 25 cursistas por encontro, em diferentes fases de estudo da Graduação e Pós-Graduação, além de serem provindos de diferentes Instituições de Ensino do Ceará e do Piauí. O minicurso contou uma zona de interação entre momentos mais expositivos, ainda que intercalados com discussões sobre o uso de jornais na pesquisa histórica, e com uma proposta de caráter mais prático, explorando nos jornais depositados na Hemeroteca do curso de História da UFC, no Centro de Humanidades II, mapeamentos e questões iniciais sobre temáticas específicas do interesse dos estudantes. Com relação aos aspectos conclusivos, acredita-se que a proposta de abordagem do minicurso contribui igualmente para o discente de Estágio à Docência e para os estudantes que frequentaram as atividades ministradas. |
Descripción : | SILVA, Manuelle Araújo da; FURTADO FILHO, João Ernani. História e jornais: reflexões teórico-metodológicas na prática docente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26774 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_masilva.pdf | 49,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.