Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26774Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Manuelle Araújo da | - |
| dc.contributor.author | Furtado Filho, João Ernani | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-23T19:29:05Z | - |
| dc.date.available | 2017-10-23T19:29:05Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, M. A; FILHO, J. E. F; (2016) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26774 | - |
| dc.description | SILVA, Manuelle Araújo da; FURTADO FILHO, João Ernani. História e jornais: reflexões teórico-metodológicas na prática docente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História e Jornais. | pt_BR |
| dc.subject | Teoria e Metodologia. | pt_BR |
| dc.subject | Prática Docente. | pt_BR |
| dc.title | História e jornais: reflexões teórico-metodológicas na prática docente. | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Considerando-se que a pesquisa de mestrado, atualmente em desenvolvimento, investiga a questão educacional no Ceará dos anos 1940, sobretudo a partir do que circulava nos jornais do período; a atividade de Iniciação à Docência viabilizou-se através da construção de um minicurso de teor teórico-metodológico acerca das possibilidades e desafios do uso de jornais no ofício do historiador. Portanto, a partir da premissa de que cada tipologia de fonte histórica utilizada exige um tipo de abordagem diferenciada; acredita-se que as reflexões sobre a maneira com que as fontes são utilizadas nas pesquisas históricas não devem constar apenas separadamente, em alguma seção da pesquisa, mas compor as reflexões do historiador durante todo o processo de gestar e narrar a investigação por ele empreendida. A atividade em questão foi realizada no XV Encontro Estadual de História do Ceará, promovido e organizado pela Associação Nacional de História - Seção Ceará (ANPUH - CE), no primeiro semestre de 2016 e congregou, em média, 25 cursistas por encontro, em diferentes fases de estudo da Graduação e Pós-Graduação, além de serem provindos de diferentes Instituições de Ensino do Ceará e do Piauí. O minicurso contou uma zona de interação entre momentos mais expositivos, ainda que intercalados com discussões sobre o uso de jornais na pesquisa histórica, e com uma proposta de caráter mais prático, explorando nos jornais depositados na Hemeroteca do curso de História da UFC, no Centro de Humanidades II, mapeamentos e questões iniciais sobre temáticas específicas do interesse dos estudantes. Com relação aos aspectos conclusivos, acredita-se que a proposta de abordagem do minicurso contribui igualmente para o discente de Estágio à Docência e para os estudantes que frequentaram as atividades ministradas. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_resumo_eve_masilva.pdf | 49,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.