Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Manuelle Araújo da-
dc.contributor.authorFurtado Filho, João Ernani-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:29:05Z-
dc.date.available2017-10-23T19:29:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, M. A; FILHO, J. E. F; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26774-
dc.descriptionSILVA, Manuelle Araújo da; FURTADO FILHO, João Ernani. História e jornais: reflexões teórico-metodológicas na prática docente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e Jornais.pt_BR
dc.subjectTeoria e Metodologia.pt_BR
dc.subjectPrática Docente.pt_BR
dc.titleHistória e jornais: reflexões teórico-metodológicas na prática docente.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando-se que a pesquisa de mestrado, atualmente em desenvolvimento, investiga a questão educacional no Ceará dos anos 1940, sobretudo a partir do que circulava nos jornais do período; a atividade de Iniciação à Docência viabilizou-se através da construção de um minicurso de teor teórico-metodológico acerca das possibilidades e desafios do uso de jornais no ofício do historiador. Portanto, a partir da premissa de que cada tipologia de fonte histórica utilizada exige um tipo de abordagem diferenciada; acredita-se que as reflexões sobre a maneira com que as fontes são utilizadas nas pesquisas históricas não devem constar apenas separadamente, em alguma seção da pesquisa, mas compor as reflexões do historiador durante todo o processo de gestar e narrar a investigação por ele empreendida. A atividade em questão foi realizada no XV Encontro Estadual de História do Ceará, promovido e organizado pela Associação Nacional de História - Seção Ceará (ANPUH - CE), no primeiro semestre de 2016 e congregou, em média, 25 cursistas por encontro, em diferentes fases de estudo da Graduação e Pós-Graduação, além de serem provindos de diferentes Instituições de Ensino do Ceará e do Piauí. O minicurso contou uma zona de interação entre momentos mais expositivos, ainda que intercalados com discussões sobre o uso de jornais na pesquisa histórica, e com uma proposta de caráter mais prático, explorando nos jornais depositados na Hemeroteca do curso de História da UFC, no Centro de Humanidades II, mapeamentos e questões iniciais sobre temáticas específicas do interesse dos estudantes. Com relação aos aspectos conclusivos, acredita-se que a proposta de abordagem do minicurso contribui igualmente para o discente de Estágio à Docência e para os estudantes que frequentaram as atividades ministradas.pt_BR
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_masilva.pdf49,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.