Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26772
Type: Resumo
Title: Relação ensino-aprendizagem na perspectiva da psicologia histórico cultural
Authors: Clarindo, Janailson Monteiro
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Keywords: Histórico-cultural;Mediação;Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2016
Citation: CLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Relação ensino-aprendizagem na perspectiva da psicologia histórico cultural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: No primeiro semestre de meu doutorado teve início uma das atividades mais importantes do curso, a experiência da docência no ensino superior. A importância de tal atividade deve-se ao fato de que muitos doutorandos possuem pretensões acadêmicas ou, como é meu caso, já lecionam em alguma Instituição de Ensino Superior.Assim, é essencial que haja um mínimo contato com o quefazer do professor dessa esfera da educação, visando à familiarização e o treino em relação a tal função. A disciplina da graduação na qual auxiliei foi a de Psicologia Histórico Cultural, disciplina optativa que tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca dessa abordagem marxista provinda da Psicologia russa que tem como principal proponente Vigotski. Nesse semestre, especificamente, foi decidido entre professora e estudantes enfocar o conceito da mediação, tema fulcral para a teoria, pois é base para a compreensão da abordagem como um todo. Como meu projeto de doutorado relaciona-se com a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a professora da disciplina é também minha orientadora, um dos principais objetivos de meu estágio (além da experiência com a docência) é a aproximação com esse aspecto mais prático da teoria em questão, já que uma das propostas da disciplina era aproximar a teoria da prática. A metodologia utilizada na disciplina é de cunho participativo. A professora, a orientanda de mestrado dela e eu estimulamos a participação dos estudantes na própria apresentação dos conteúdos. Quanto aos resultados, considero que compreendi melhor o processo de ensino-aprendizagem relacionado com essa teoria e com a própria experiência do ensino superior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26772
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jmclarindo.pdf48,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.