Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorClarindo, Janailson Monteiro-
dc.contributor.authorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:25:54Z-
dc.date.available2017-10-23T19:25:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Relação ensino-aprendizagem na perspectiva da psicologia histórico cultural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26772-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórico-culturalpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleRelação ensino-aprendizagem na perspectiva da psicologia histórico culturalpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo primeiro semestre de meu doutorado teve início uma das atividades mais importantes do curso, a experiência da docência no ensino superior. A importância de tal atividade deve-se ao fato de que muitos doutorandos possuem pretensões acadêmicas ou, como é meu caso, já lecionam em alguma Instituição de Ensino Superior.Assim, é essencial que haja um mínimo contato com o quefazer do professor dessa esfera da educação, visando à familiarização e o treino em relação a tal função. A disciplina da graduação na qual auxiliei foi a de Psicologia Histórico Cultural, disciplina optativa que tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca dessa abordagem marxista provinda da Psicologia russa que tem como principal proponente Vigotski. Nesse semestre, especificamente, foi decidido entre professora e estudantes enfocar o conceito da mediação, tema fulcral para a teoria, pois é base para a compreensão da abordagem como um todo. Como meu projeto de doutorado relaciona-se com a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a professora da disciplina é também minha orientadora, um dos principais objetivos de meu estágio (além da experiência com a docência) é a aproximação com esse aspecto mais prático da teoria em questão, já que uma das propostas da disciplina era aproximar a teoria da prática. A metodologia utilizada na disciplina é de cunho participativo. A professora, a orientanda de mestrado dela e eu estimulamos a participação dos estudantes na própria apresentação dos conteúdos. Quanto aos resultados, considero que compreendi melhor o processo de ensino-aprendizagem relacionado com essa teoria e com a própria experiência do ensino superior.pt_BR
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jmclarindo.pdf48,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.