Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26772
Tipo: | Resumo |
Título: | Relação ensino-aprendizagem na perspectiva da psicologia histórico cultural |
Autor(es): | Clarindo, Janailson Monteiro Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
Palavras-chave: | Histórico-cultural;Mediação;Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | CLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Relação ensino-aprendizagem na perspectiva da psicologia histórico cultural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
Resumo: | No primeiro semestre de meu doutorado teve início uma das atividades mais importantes do curso, a experiência da docência no ensino superior. A importância de tal atividade deve-se ao fato de que muitos doutorandos possuem pretensões acadêmicas ou, como é meu caso, já lecionam em alguma Instituição de Ensino Superior.Assim, é essencial que haja um mínimo contato com o quefazer do professor dessa esfera da educação, visando à familiarização e o treino em relação a tal função. A disciplina da graduação na qual auxiliei foi a de Psicologia Histórico Cultural, disciplina optativa que tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca dessa abordagem marxista provinda da Psicologia russa que tem como principal proponente Vigotski. Nesse semestre, especificamente, foi decidido entre professora e estudantes enfocar o conceito da mediação, tema fulcral para a teoria, pois é base para a compreensão da abordagem como um todo. Como meu projeto de doutorado relaciona-se com a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a professora da disciplina é também minha orientadora, um dos principais objetivos de meu estágio (além da experiência com a docência) é a aproximação com esse aspecto mais prático da teoria em questão, já que uma das propostas da disciplina era aproximar a teoria da prática. A metodologia utilizada na disciplina é de cunho participativo. A professora, a orientanda de mestrado dela e eu estimulamos a participação dos estudantes na própria apresentação dos conteúdos. Quanto aos resultados, considero que compreendi melhor o processo de ensino-aprendizagem relacionado com essa teoria e com a própria experiência do ensino superior. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26772 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jmclarindo.pdf | 48,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.