Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26768
Type: | Resumo |
Title: | Estágio a docência como ferramenta de formação pedagógica: percepção dos pós-graduandos do departamento de morfologia-ufc |
Authors: | Porto, Fernanda Maria Aragão Ximenes Santos, Pedro Henrique Carvalho Lima, Dayane Ellen Rebouças Girão, Virgínia Cláudia Carneiro |
Keywords: | Estágio;Docência;Morfologia |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | PORTO, Fernanda Maria Aragão Ximenes et al. Estágio a docência como ferramenta de formação pedagógica: percepção dos pós-graduandos do departamento de morfologia-ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A profissão docente requer uma sólida formação, não apenas na abordagem científica de sua área de atuação, mas também nos aspectos inerentes à sua didática e ao encaminhamento dos diferentes saberes que caracterizam a docência no ensino superior. Normalmente a formação pedagógica do professor, nos programas de pós-graduação stricto sensu, prioriza disciplinas e atividades voltadas à pesquisa. Dessa forma, acredita-se que o processo de formação de professores demanda uma crescente integração entre teoria e prática e o envolvimento com o estágio a docência consiste em uma forma eficaz e efetiva de se promover a prática do ensino por parte dos pós-graduandos. Portanto, o objetivo desse trabalho é reconhecer as contribuições da Etapa do Estágio em Docência como momento de formação pedagógica, por proporcionar essa aproximação com a realidade da sala de aula na graduação. Esta pesquisa, dotada de natureza qualitativa, utilizou-se de um questionário aplicado aos alunos de Mestrado e Doutorado que cursaram a disciplina de Estágio a Docência do Programa de Ciências Morfofuncionais da UFC. Por meio da percepção dos próprios interessados, os pós-graduandos, são ressaltadas as contribuições e conclusões sobre a experiência do Estágio a Docência. Concluimos que o Estágio em Docência constitui um momento importante da formação docente dos pós-graduandos por proporcionar condições de aprendizagem e múltiplas possibilidades. Reconhecemos que a aproximação com as práticas dos professores orientadores e o contato com o cotidiano da sala de aula representam indiscutivelmente uma boa oportunidade para que o pós-graduando possa refletir acerca da atuação docente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26768 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fmaragão.pdf | 49,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.