Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Porto, Fernanda Maria Aragão Ximenes | - |
dc.contributor.author | Santos, Pedro Henrique Carvalho | - |
dc.contributor.author | Lima, Dayane Ellen Rebouças | - |
dc.contributor.author | Girão, Virgínia Cláudia Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T19:12:26Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T19:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Fernanda Maria Aragão Ximenes et al. Estágio a docência como ferramenta de formação pedagógica: percepção dos pós-graduandos do departamento de morfologia-ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26768 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.title | Estágio a docência como ferramenta de formação pedagógica: percepção dos pós-graduandos do departamento de morfologia-ufc | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A profissão docente requer uma sólida formação, não apenas na abordagem científica de sua área de atuação, mas também nos aspectos inerentes à sua didática e ao encaminhamento dos diferentes saberes que caracterizam a docência no ensino superior. Normalmente a formação pedagógica do professor, nos programas de pós-graduação stricto sensu, prioriza disciplinas e atividades voltadas à pesquisa. Dessa forma, acredita-se que o processo de formação de professores demanda uma crescente integração entre teoria e prática e o envolvimento com o estágio a docência consiste em uma forma eficaz e efetiva de se promover a prática do ensino por parte dos pós-graduandos. Portanto, o objetivo desse trabalho é reconhecer as contribuições da Etapa do Estágio em Docência como momento de formação pedagógica, por proporcionar essa aproximação com a realidade da sala de aula na graduação. Esta pesquisa, dotada de natureza qualitativa, utilizou-se de um questionário aplicado aos alunos de Mestrado e Doutorado que cursaram a disciplina de Estágio a Docência do Programa de Ciências Morfofuncionais da UFC. Por meio da percepção dos próprios interessados, os pós-graduandos, são ressaltadas as contribuições e conclusões sobre a experiência do Estágio a Docência. Concluimos que o Estágio em Docência constitui um momento importante da formação docente dos pós-graduandos por proporcionar condições de aprendizagem e múltiplas possibilidades. Reconhecemos que a aproximação com as práticas dos professores orientadores e o contato com o cotidiano da sala de aula representam indiscutivelmente uma boa oportunidade para que o pós-graduando possa refletir acerca da atuação docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fmaragão.pdf | 49,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.