Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26767| Tipo: | Resumo |
| Título : | Relato de experiência do estágio em docência na disciplina de levantamento e classificação de solos |
| Autor : | Marques, Edilaine da Silva Toma, Raul Shiso |
| Palabras clave : | Magistério;Prática docente;Reflexão |
| Fecha de publicación : | 2016 |
| Citación : | MARQUES, E. S; TOMA, R. S; (2016) |
| Resumen en portugués brasileño: | O estágio em docência é uma prática que visa inserir os alunos de pós-graduação na prática do magistério. Para os alunos que não tem experiência em docência, essa é uma atividade que permite a sua capacitação. Porém, qual a importância para quem já exerce a docência? Se pensarmos em formação continuada do docente, essa é uma oportunidade do estagiário reavaliar e melhorar sua prática docente. Os objetivos do trabalho foram compartilhar conhecimentos e enriquecer a experiência em docência entre os alunos de graduação e pós-graduação, assim como, proporcionar uma formação contínua para pós-graduandos que já exercem o magistério. O estágio foi realizado em 2015.2 no curso de Agronomia da UFC na disciplina de Levantamento e Classificação de Solo. A primeira etapa consistia em acompanhar o professor responsável pela disciplina nas aulas teóricas e a segunda, em conduzir as aulas práticas em laboratório didático. O acompanhamento das aulas teóricas em sala de aula ministradas pelo orientador permitiu a reflexão em relação à prática docente adotada pela estagiária em sala de aula outrora. No momento da intervenção da estagiária com a turma foram vivenciadas algumas dificuldades, tais como o conteúdo da disciplina e o nível da turma em relação às turmas já trabalhadas pela estagiária. Essa problemática fazia surgir um sentimento de insegurança e isso mostra que, a partir do momento que o docente sai de sua zona de conforto, esses sentimentos florescem, e isso requer que o profissional supere tais circunstâncias, para que possa progredir. E, para que a superação aconteça de forma mais fácil, o acompanhamento do orientador é fundamental. Conclui-se que, o estágio é uma ferramenta que permite melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos que já exercem a docência. Ademais, fica evidente que o docente fora de sua zona de conforto, precisa progredir para vencer as dificuldades e, assim, melhorar seu trabalho. |
| Descripción : | MARQUES, Edilaine da Silva; TOMA, Raul Shiso. Relato de experiência do estágio em docência na disciplina de levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26767 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_resumo_eve_esmarques.pdf | 48,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.