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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Edilaine da Silva-
dc.contributor.authorToma, Raul Shiso-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:10:46Z-
dc.date.available2017-10-23T19:10:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARQUES, E. S; TOMA, R. S; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26767-
dc.descriptionMARQUES, Edilaine da Silva; TOMA, Raul Shiso. Relato de experiência do estágio em docência na disciplina de levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.titleRelato de experiência do estágio em docência na disciplina de levantamento e classificação de solospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estágio em docência é uma prática que visa inserir os alunos de pós-graduação na prática do magistério. Para os alunos que não tem experiência em docência, essa é uma atividade que permite a sua capacitação. Porém, qual a importância para quem já exerce a docência? Se pensarmos em formação continuada do docente, essa é uma oportunidade do estagiário reavaliar e melhorar sua prática docente. Os objetivos do trabalho foram compartilhar conhecimentos e enriquecer a experiência em docência entre os alunos de graduação e pós-graduação, assim como, proporcionar uma formação contínua para pós-graduandos que já exercem o magistério. O estágio foi realizado em 2015.2 no curso de Agronomia da UFC na disciplina de Levantamento e Classificação de Solo. A primeira etapa consistia em acompanhar o professor responsável pela disciplina nas aulas teóricas e a segunda, em conduzir as aulas práticas em laboratório didático. O acompanhamento das aulas teóricas em sala de aula ministradas pelo orientador permitiu a reflexão em relação à prática docente adotada pela estagiária em sala de aula outrora. No momento da intervenção da estagiária com a turma foram vivenciadas algumas dificuldades, tais como o conteúdo da disciplina e o nível da turma em relação às turmas já trabalhadas pela estagiária. Essa problemática fazia surgir um sentimento de insegurança e isso mostra que, a partir do momento que o docente sai de sua zona de conforto, esses sentimentos florescem, e isso requer que o profissional supere tais circunstâncias, para que possa progredir. E, para que a superação aconteça de forma mais fácil, o acompanhamento do orientador é fundamental. Conclui-se que, o estágio é uma ferramenta que permite melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos que já exercem a docência. Ademais, fica evidente que o docente fora de sua zona de conforto, precisa progredir para vencer as dificuldades e, assim, melhorar seu trabalho.pt_BR
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