Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26645
Tipo: TCC
Título : Comunicação como estratégia de luta: uma análise das estratégias de comunicação do MST de Pernambuco durante a marcha em defesa da reforma agrária e contra a crise no ano de 2009
Autor : Conceição, Rozana Maria da
Tutor: Ferreira, Zoraia Nunes Dutra
Palabras clave : A luta pela terra;Comunicação popular e alternativa;Marcha
Fecha de publicación : 2013
Citación : Conceição, R. M.; Ferreira, Z. N. D. (2013)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem o intuito de mapear e discutir as ações de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado de Pernambuco (MST) durante a Marcha em defesa da Reforma Agrária e contra a crise que ocorreu no período de 09 a 14 de agosto de 2009. O estudo analisará a comunicação no MST durante a Marcha e a utilização da Agitação e Propaganda e as rádios, durante as propostas e encaminhamentos feitos pelo setor de Comunicação. Para situar o objeto, recorremos a uma abordagem sobre os movimentos sociais no Brasil e a luta pela terra, incluindo nesse bojo a história do MST, de forma que realizamos uma breve contextualização da luta pela terra no Brasil e os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais no século XX. Utilizando como referência os objetivos norteadores do MST, as linhas políticas, tendo como referência o setor de comunicação e desafios relacionados com sua luta política em geral. No que se refere à comunicação em geral, trazemos uma abordagem sobre a comunicação popular e alternativa, citando experiências como o jornal Brasil de Fato e a Página do MST. Bem como, a comunicação que o MST vem buscando construir dentro desse processo, citando a Agitprop e as experiências de rádio durante a Marcha em Pernambuco. Recorremos a pesquisa bibliográfica para uma análise da comunicação, além de utilizar da observação participante da Marcha.
Descripción : CONCEIÇÃO, Rozana Maria da. Comunicação como estratégia de luta: uma análise das estratégias de comunicação do MST de Pernambuco durante a marcha em defesa da reforma agrária e contra a crise no ano de 2009. 2013. 55f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26645
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_rmconceicao.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.