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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Zoraia Nunes Dutra-
dc.contributor.authorConceição, Rozana Maria da-
dc.date.accessioned2017-10-16T17:08:11Z-
dc.date.available2017-10-16T17:08:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationConceição, R. M.; Ferreira, Z. N. D. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26645-
dc.descriptionCONCEIÇÃO, Rozana Maria da. Comunicação como estratégia de luta: uma análise das estratégias de comunicação do MST de Pernambuco durante a marcha em defesa da reforma agrária e contra a crise no ano de 2009. 2013. 55f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectA luta pela terrapt_BR
dc.subjectComunicação popular e alternativapt_BR
dc.subjectMarchapt_BR
dc.titleComunicação como estratégia de luta: uma análise das estratégias de comunicação do MST de Pernambuco durante a marcha em defesa da reforma agrária e contra a crise no ano de 2009pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem o intuito de mapear e discutir as ações de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado de Pernambuco (MST) durante a Marcha em defesa da Reforma Agrária e contra a crise que ocorreu no período de 09 a 14 de agosto de 2009. O estudo analisará a comunicação no MST durante a Marcha e a utilização da Agitação e Propaganda e as rádios, durante as propostas e encaminhamentos feitos pelo setor de Comunicação. Para situar o objeto, recorremos a uma abordagem sobre os movimentos sociais no Brasil e a luta pela terra, incluindo nesse bojo a história do MST, de forma que realizamos uma breve contextualização da luta pela terra no Brasil e os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais no século XX. Utilizando como referência os objetivos norteadores do MST, as linhas políticas, tendo como referência o setor de comunicação e desafios relacionados com sua luta política em geral. No que se refere à comunicação em geral, trazemos uma abordagem sobre a comunicação popular e alternativa, citando experiências como o jornal Brasil de Fato e a Página do MST. Bem como, a comunicação que o MST vem buscando construir dentro desse processo, citando a Agitprop e as experiências de rádio durante a Marcha em Pernambuco. Recorremos a pesquisa bibliográfica para uma análise da comunicação, além de utilizar da observação participante da Marcha.pt_BR
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