Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26584
Tipo: | Resumo |
Título : | Percepção discente sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para ensino-aprendizagem em odontologia |
Autor : | Alcântara, Edmara Ponte Vasconcelos, Jann Lucca Apolonio Maciel, Jacques Antonio Cavalcante Silva, Igor Iuco Castro |
Palabras clave : | Tecnologias de informação;Ensino;Odontologia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | ALCANTARA, E. P; VASCONCELOS, J. L. A; MACIEL, J. A. C; SILVA, I. I. C; (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) oportunizam melhorias no processo ensino-aprendizagem em Odontologia, por meio da interdisciplinaridade, dinamismo, maior assimilação e participação dos alunos. Este estudo objetivou analisar a percepção dos discentes do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará do Campus Sobral sobre o uso de TDIC. Foi realizada uma pesquisa de opinião, por meio da aplicação de um questionário respondido anonimamente com 100 alunos voluntários entre segundo e nono períodos, contendo perguntas demográficas gerais, sobre o perfil de acessibilidade digital e o uso de TDIC nas atividades acadêmicas. Na amostra, houve maior prevalência de adultos jovens, do sexo feminino e do quarto semestre, com acesso a computadores superior a 4 horas diárias e conectividade à internet superior a 5 horas diárias. A grande maioria dos alunos consultados se mostraram favoráveis ao uso de TDIC (93%) e já tiveram experiência com alguma TDIC no curso durante tarefa acadêmica (98%). Dentre as TDIC mais aplicadas, email e youtube superaram metade das citações, mostrando diferenças significativas em relação a dropbox, facebook, google docs, blog, portal solar ufc e my space. Como os três conteúdos disciplinares que poderiam ser mais beneficiados com uso de TDIC, foram elencados: Anatomia, Endodontia e Dentística. Esses resultados confirmam a potencialidade de aplicação de TDIC para promover maior envolvimento do aluno e contribuem para a melhor escolha e o monitoramento de ferramentas para o ensino odontológico. Um futuro estudo mais aprofundado, envolvendo avaliações cognitiva, psicomotora e afetiva dos alunos de Odontologia merece ser realizado a fim de correlacionar as TDIC ao desempenho acadêmico. |
Descripción : | ALCANTARA, Edmara Ponte; et al. Percepção discente sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para ensino-aprendizagem em odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26584 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_epalcantara.pdf | 49,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.