Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alcântara, Edmara Ponte | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Jann Lucca Apolonio | - |
dc.contributor.author | Maciel, Jacques Antonio Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Silva, Igor Iuco Castro | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T17:01:22Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T17:01:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALCANTARA, E. P; VASCONCELOS, J. L. A; MACIEL, J. A. C; SILVA, I. I. C; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26584 | - |
dc.description | ALCANTARA, Edmara Ponte; et al. Percepção discente sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para ensino-aprendizagem em odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.title | Percepção discente sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para ensino-aprendizagem em odontologia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) oportunizam melhorias no processo ensino-aprendizagem em Odontologia, por meio da interdisciplinaridade, dinamismo, maior assimilação e participação dos alunos. Este estudo objetivou analisar a percepção dos discentes do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará do Campus Sobral sobre o uso de TDIC. Foi realizada uma pesquisa de opinião, por meio da aplicação de um questionário respondido anonimamente com 100 alunos voluntários entre segundo e nono períodos, contendo perguntas demográficas gerais, sobre o perfil de acessibilidade digital e o uso de TDIC nas atividades acadêmicas. Na amostra, houve maior prevalência de adultos jovens, do sexo feminino e do quarto semestre, com acesso a computadores superior a 4 horas diárias e conectividade à internet superior a 5 horas diárias. A grande maioria dos alunos consultados se mostraram favoráveis ao uso de TDIC (93%) e já tiveram experiência com alguma TDIC no curso durante tarefa acadêmica (98%). Dentre as TDIC mais aplicadas, email e youtube superaram metade das citações, mostrando diferenças significativas em relação a dropbox, facebook, google docs, blog, portal solar ufc e my space. Como os três conteúdos disciplinares que poderiam ser mais beneficiados com uso de TDIC, foram elencados: Anatomia, Endodontia e Dentística. Esses resultados confirmam a potencialidade de aplicação de TDIC para promover maior envolvimento do aluno e contribuem para a melhor escolha e o monitoramento de ferramentas para o ensino odontológico. Um futuro estudo mais aprofundado, envolvendo avaliações cognitiva, psicomotora e afetiva dos alunos de Odontologia merece ser realizado a fim de correlacionar as TDIC ao desempenho acadêmico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_epalcantara.pdf | 49,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.