Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlcântara, Edmara Ponte-
dc.contributor.authorVasconcelos, Jann Lucca Apolonio-
dc.contributor.authorMaciel, Jacques Antonio Cavalcante-
dc.contributor.authorSilva, Igor Iuco Castro-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:01:22Z-
dc.date.available2017-10-11T17:01:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALCANTARA, E. P; VASCONCELOS, J. L. A; MACIEL, J. A. C; SILVA, I. I. C; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26584-
dc.descriptionALCANTARA, Edmara Ponte; et al. Percepção discente sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para ensino-aprendizagem em odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titlePercepção discente sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para ensino-aprendizagem em odontologiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) oportunizam melhorias no processo ensino-aprendizagem em Odontologia, por meio da interdisciplinaridade, dinamismo, maior assimilação e participação dos alunos. Este estudo objetivou analisar a percepção dos discentes do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará do Campus Sobral sobre o uso de TDIC. Foi realizada uma pesquisa de opinião, por meio da aplicação de um questionário respondido anonimamente com 100 alunos voluntários entre segundo e nono períodos, contendo perguntas demográficas gerais, sobre o perfil de acessibilidade digital e o uso de TDIC nas atividades acadêmicas. Na amostra, houve maior prevalência de adultos jovens, do sexo feminino e do quarto semestre, com acesso a computadores superior a 4 horas diárias e conectividade à internet superior a 5 horas diárias. A grande maioria dos alunos consultados se mostraram favoráveis ao uso de TDIC (93%) e já tiveram experiência com alguma TDIC no curso durante tarefa acadêmica (98%). Dentre as TDIC mais aplicadas, email e youtube superaram metade das citações, mostrando diferenças significativas em relação a dropbox, facebook, google docs, blog, portal solar ufc e my space. Como os três conteúdos disciplinares que poderiam ser mais beneficiados com uso de TDIC, foram elencados: Anatomia, Endodontia e Dentística. Esses resultados confirmam a potencialidade de aplicação de TDIC para promover maior envolvimento do aluno e contribuem para a melhor escolha e o monitoramento de ferramentas para o ensino odontológico. Um futuro estudo mais aprofundado, envolvendo avaliações cognitiva, psicomotora e afetiva dos alunos de Odontologia merece ser realizado a fim de correlacionar as TDIC ao desempenho acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_epalcantara.pdf49,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.