Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26484
Tipo: Resumo
Título: Blog como ferramenta integrada ao processo ensino-aprendizagem em curso de odontologia.
Autor(es): Vasconcelos, Jann Lucca Apolonio
Alcântara, Edmara Ponte
Maciel, Jacques Antonio Cavalcante
Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Silva, Igor Iuco Castro
Palavras-chave: Tecnologias de informação.;Blog.;Ensino em Odontologia.
Data do documento: 2016
Citação: VASCONCELOS, J. L. A; ALCANTARA, E. P; MACIEL, J. A. C; VASCONCELOS, M. I. O; SILVA, I. I. C. (2016)
Resumo: Docência e monitoria integradas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) buscam melhorar o baixo desempenho acadêmico e evitar o absenteísmo, desafiadores nos primeiros semestres do Ensino Superior em Saúde. Esse relato de experiência descreve o uso do blog como ferramenta pedagógica no Curso de Odontologia da UFC Sobral, Ceará. Quarenta alunos matriculados na disciplina Concepção e Formação do Corpo Humano II no semestre 2015.2 participaram da vivência. Os discentes foram estimulados à consulta de material em vídeo de Embriologia e Histologia Bucomaxilofaciais disponível em blog acadêmico para criação de resenhas temáticas e após a avaliação de conteúdo presencial, responderam a um questionário anônimo de satisfação com TIC. Como resultados, houve grande aceitação quanto ao uso do blog na disciplina elencada (97,06%), além de melhor desempenho laboratorial (prova prática) do que na redação científica (prova teórica) no bimestre letivo que trabalhou com o blog; a taxa de reprovação foi de 10%. Na percepção do aluno, cinco palavras mais citadas para descrever o blog foram: dinâmico, fixação, interessante, conhecimento e inovação. Outras possíveis TIC citadas como facilitadoras dos estudos foram: YouTube (94,12%), Email (38,24%), Dropbox (26,47%), GoogleDocs (11,76%), Facebook (8,82%) e Twitter (5,88%). Tais dados sugerem que o blog promove melhoria nos domínios psicomotor e afetivo no corpo discente, sendo uma TIC positiva no processo ensino-aprendizagem.
Descrição: VASCONCELOS, Jann Lucca Apolonio, et al. Blog como ferramenta integrada ao processo ensino-aprendizagem em curso de odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26484
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jlavasconcelos.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.