Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Jann Lucca Apolonio | - |
dc.contributor.author | Alcântara, Edmara Ponte | - |
dc.contributor.author | Maciel, Jacques Antonio Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Maristela Inês Osawa | - |
dc.contributor.author | Silva, Igor Iuco Castro | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T11:55:59Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T11:55:59Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, J. L. A; ALCANTARA, E. P; MACIEL, J. A. C; VASCONCELOS, M. I. O; SILVA, I. I. C. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26484 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Jann Lucca Apolonio, et al. Blog como ferramenta integrada ao processo ensino-aprendizagem em curso de odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação. | pt_BR |
dc.subject | Blog. | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Odontologia. | pt_BR |
dc.title | Blog como ferramenta integrada ao processo ensino-aprendizagem em curso de odontologia. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Docência e monitoria integradas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) buscam melhorar o baixo desempenho acadêmico e evitar o absenteísmo, desafiadores nos primeiros semestres do Ensino Superior em Saúde. Esse relato de experiência descreve o uso do blog como ferramenta pedagógica no Curso de Odontologia da UFC Sobral, Ceará. Quarenta alunos matriculados na disciplina Concepção e Formação do Corpo Humano II no semestre 2015.2 participaram da vivência. Os discentes foram estimulados à consulta de material em vídeo de Embriologia e Histologia Bucomaxilofaciais disponível em blog acadêmico para criação de resenhas temáticas e após a avaliação de conteúdo presencial, responderam a um questionário anônimo de satisfação com TIC. Como resultados, houve grande aceitação quanto ao uso do blog na disciplina elencada (97,06%), além de melhor desempenho laboratorial (prova prática) do que na redação científica (prova teórica) no bimestre letivo que trabalhou com o blog; a taxa de reprovação foi de 10%. Na percepção do aluno, cinco palavras mais citadas para descrever o blog foram: dinâmico, fixação, interessante, conhecimento e inovação. Outras possíveis TIC citadas como facilitadoras dos estudos foram: YouTube (94,12%), Email (38,24%), Dropbox (26,47%), GoogleDocs (11,76%), Facebook (8,82%) e Twitter (5,88%). Tais dados sugerem que o blog promove melhoria nos domínios psicomotor e afetivo no corpo discente, sendo uma TIC positiva no processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jlavasconcelos.pdf | 49,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.