Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Jann Lucca Apolonio-
dc.contributor.authorAlcântara, Edmara Ponte-
dc.contributor.authorMaciel, Jacques Antonio Cavalcante-
dc.contributor.authorVasconcelos, Maristela Inês Osawa-
dc.contributor.authorSilva, Igor Iuco Castro-
dc.date.accessioned2017-10-09T11:55:59Z-
dc.date.available2017-10-09T11:55:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, J. L. A; ALCANTARA, E. P; MACIEL, J. A. C; VASCONCELOS, M. I. O; SILVA, I. I. C. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26484-
dc.descriptionVASCONCELOS, Jann Lucca Apolonio, et al. Blog como ferramenta integrada ao processo ensino-aprendizagem em curso de odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias de informação.pt_BR
dc.subjectBlog.pt_BR
dc.subjectEnsino em Odontologia.pt_BR
dc.titleBlog como ferramenta integrada ao processo ensino-aprendizagem em curso de odontologia.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDocência e monitoria integradas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) buscam melhorar o baixo desempenho acadêmico e evitar o absenteísmo, desafiadores nos primeiros semestres do Ensino Superior em Saúde. Esse relato de experiência descreve o uso do blog como ferramenta pedagógica no Curso de Odontologia da UFC Sobral, Ceará. Quarenta alunos matriculados na disciplina Concepção e Formação do Corpo Humano II no semestre 2015.2 participaram da vivência. Os discentes foram estimulados à consulta de material em vídeo de Embriologia e Histologia Bucomaxilofaciais disponível em blog acadêmico para criação de resenhas temáticas e após a avaliação de conteúdo presencial, responderam a um questionário anônimo de satisfação com TIC. Como resultados, houve grande aceitação quanto ao uso do blog na disciplina elencada (97,06%), além de melhor desempenho laboratorial (prova prática) do que na redação científica (prova teórica) no bimestre letivo que trabalhou com o blog; a taxa de reprovação foi de 10%. Na percepção do aluno, cinco palavras mais citadas para descrever o blog foram: dinâmico, fixação, interessante, conhecimento e inovação. Outras possíveis TIC citadas como facilitadoras dos estudos foram: YouTube (94,12%), Email (38,24%), Dropbox (26,47%), GoogleDocs (11,76%), Facebook (8,82%) e Twitter (5,88%). Tais dados sugerem que o blog promove melhoria nos domínios psicomotor e afetivo no corpo discente, sendo uma TIC positiva no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jlavasconcelos.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.