Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
Autor : Vieira, Patrícia Araújo
Palabras clave : Pesquisa-ação;Professor-pesquisador;surdez
Fecha de publicación : 2008
Editorial : I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Citación : Vieira, P. A. (2008)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2007, no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (CMLA – UECE). Neste trabalho, procuro relatar uma experiência de pesquisa-ação com meus alunos surdos do BIOS (Bíblico Instituto de Obreiros Surdo) em Maracanaú-CE, tendo como foco o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua (L2) a esses sujeitos. Souza (2007) define a pesquisa-ação como um método de pesquisa, cujo principal objetivo é investigar o que realmente acontece numa determinada atividade em sala de aula. Os alunos do BIOS têm o ensino médio concluído. O objetivo desse curso é ajudá-los no desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. O trabalho com pesquisa-ação me mostrou a importância do professor conhecer bem o contexto comunicativo de seus alunos. Não basta fazer somente leituras sobre atividades e estratégias que desenvolvam o desempenho leitor desses sujeitos, é necessário que o professor de surdos esteja sempre estudando a língua de sinais e que também esteja infiltrado na cultura surda.
Descripción : VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Aparece en las colecciones: DELLES - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_eve_pavieira.pdf393,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.