Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
Authors: | Vieira, Patrícia Araújo |
Keywords: | Pesquisa-ação;Professor-pesquisador;surdez |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa |
Citation: | Vieira, P. A. (2008) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2007, no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (CMLA – UECE). Neste trabalho, procuro relatar uma experiência de pesquisa-ação com meus alunos surdos do BIOS (Bíblico Instituto de Obreiros Surdo) em Maracanaú-CE, tendo como foco o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua (L2) a esses sujeitos. Souza (2007) define a pesquisa-ação como um método de pesquisa, cujo principal objetivo é investigar o que realmente acontece numa determinada atividade em sala de aula. Os alunos do BIOS têm o ensino médio concluído. O objetivo desse curso é ajudá-los no desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. O trabalho com pesquisa-ação me mostrou a importância do professor conhecer bem o contexto comunicativo de seus alunos. Não basta fazer somente leituras sobre atividades e estratégias que desenvolvam o desempenho leitor desses sujeitos, é necessário que o professor de surdos esteja sempre estudando a língua de sinais e que também esteja infiltrado na cultura surda. |
Description: | VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477 |
Appears in Collections: | DELLES - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_pavieira.pdf | 393,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.