Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26444
Tipo: | Resumo |
Título : | Abordagem interdisciplinar na produção de textos no meio digital. |
Autor : | Leite, Daniele da Silva Oliveira, Pedro Rodrigo Santos Silva, Yunisson Fernandes Cavalcante, João Everton Lima Lima, Luciana |
Palabras clave : | texto.;meio digital.;interdisciplinaridade. |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | LEITE, D. S; OLIVEIRA, P. R. S; SILVA, Y. F; CAVALCANTE, J. E. L; LIMA, L; (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de aula para a produção de textos no meio digital levando em consideração o uso das sequências textuais e os tipos de discursos:direto,indireto ou indireto livre, a cultura participativa e o conceito de Direito Autoral. O tema da aula, Fanfic, teve uma relação direta com as tecnologias digitais, uma vez que estávamos tratando da apresentação e produção de textos em meios digitais. Conseguimos abordar assuntos de áreas diferentes se utilizando do computador e do aparato que o gênero abordado exigia. A produção de Fanfics tem um grande espaço dentro do meio digital, ela nasce, também, nesse ambiente. A proposta surgiu durante as aulas da disciplina Tecnodocência ministrada em 2016.1, às sextas-feiras, de 14h às 18h. Os participantes, alunos de graduação de diversas áreas de cursos de Licenciatura da UFC e de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais, elaboraram uma aula baseada em conceitos de Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa e Teoria de Fluxo, apoiando-se sempre nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A partir disso foi desenvolvido um plano de aula com o objetivo de produzir textos no meio digital. Nesse plano foram incluídas algumas TDICs como slides e principalmente o site Nyah Fanfiction, que serviu de ferramenta para a realização de uma atividade criativa relacionada ao tema. Na execução da aula, os professores iniciaram com uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, foi introduzido o conceito de Fanfic, identificando-se os elementos que compõem uma narrativa, como espaço, tempo e também os tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre. Os alunos desenvolveram uma Fanfic com criação de um título, definição e classificação etária e a construção de um parágrafo utilizando os conceitos abordados. A tarefa gerou um grande nível de engajamento e ressaltou a importância do compartilhamento das produções entre os participantes. |
Descripción : | LEITE, Daniele da Silva et al. Luciana.Abordagem interdisciplinar na produção de textos no meio digital. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26444 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dsleite.pdf | 49,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.